Major General Anildo Emanuel da Graça Morais

CHEFE DO ESTADO-MAIOR DAS FORÇAS ARMADAS  

O Major-General Anildo Emanuel da Graça Morais nasceu, em 1962, na ilha de São Vicente, onde fez os seus estudos primários e secundários. Foi chamado no ano de 1981 para prestar o serviço militar. Na sequência do qual fez a instrução militar e o curso de Sargentos, no Centro de Instrução Militar do Tarrafal, na Ilha de Santiago.

Foi promovido ao posto de Major-General a 24 de junho de 2016 após a sua nomeação ao cargo de Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, funções que continua a desempenhar.

No seu percurso como militar desempenhou ainda as funções de chefe de Esquadra na Companhia de Infantaria, Chefe da Secção de Desenvolvimento Desportivo na Direção dos Desportos, Chefe Operativo para Instrução no Comando da 1ª Região Militar, Oficial de Educação Física, Diretor dos cursos de Cabos, de Sargentos, de Oficiais e de Fuzileiros Navais, Comandante de Companhias de Instrução, Chefe da Divisão de Instrução, Comandante-Adjunto da 1ª Região Militar e Comandante do Centro de Instrução Militar, Adjunto do Comandante da 1ª Região Militar para a Área Operacional, Comandante da 1ª Região Militar (planeou e conduziu vários exercícios, enquanto esteve à frente dessa região militar) e Comandante da Guarda Costeira (participou em vários exercícios, empenhando esta componente das Forças Armadas de Cabo Verde). Comandou várias Companhias de Instrução e nessas funções participou em vários exercícios de campo. Planeou e conduziu a atuação dos militares do Comando da 1ª Região Militar, no quadro da emergência instalada, aquando das fortes cheias que assolou a ilha de São Nicolau, no ano de 2011. Participou do Exercício Lopes – 2003, como observador e do Felino – 2005, como Adjunto de Operações.

Fez em Cuba de 1984 a 1988, o Curso de Educação Física. De 01 janeiro a 16 de julho de 1994, concluiu o curso de Instrutor de Educação Física em Portugal. Fez em Angola o Curso de Informação Militar. Concluiu em Portugal o Curso de Promoção a Capitão de Janeiro a julho de 2005. Fez em Angola, no Instituto Superior de Ensino Militar, o 3º Curso de Promoção a Oficial Superior de fevereiro a dezembro de 2006. Além destes, frequentou vários outros dos quais destaca o Curso de Estudos Africanos do Instituto de Estudos Superiores em Portugal. 

Ao longo da sua carreira, o Major General Anildo Emanuel da Graça Morais foi agraciado com diversos louvores individuais e beneficiado de alguns de pendor coletivo. Do seu processo individual, constam as seguintes condecorações:

  • 1ª Classe de Medalha de Comportamento Exemplar;
  • 2ª Classe de Medalha de Serviços Relevantes;
  • Medalha Mérito Tamandaré;
  • 1ª Classe de Medalha de Serviços Relevantes;
  • 1ª Classe de Medalha de Mérito Jaime Mota; e
  • 1ª Classe de Medalha de Virtudes Militares.

O Major General Anildo Emanuel da Graça Morais é casado com Filomena Lopes Morais. Tem quatro filhos: Hernâni Morais, Duka Morais, Rajiv Morais e Nilda Morais.   

  • Pupilos
  • Policlínica