SEMINÁRIO “AS FORÇAS DE OPERAÇÕES ESPECIAIS (FOE) EM CABO VERDE”

Decorreu nos dias 04 e 05 de Maio do ano em curso o Seminário denominado “As Forças de Operações Especiais (FOE) em Cabo Verde” contendo dois painéis, organizado pelo Comando do Pessoal, no Auditório do Estado Maior das Forças Armadas, sita na Avenida Cidade de Lisboa, na Várzea.

Organizar e preparar este seminário teve como objetivo a reflexão sobre temáticas relacionadas com as Forças de Operações Especiais e darmos a conhecer às autoridades nacionais e parceiros internacionais a existência da Unidade de Operações Especiais (UOE).

 

No Seminário foram apresentados dois painéis, o primeiro no dia 04 de Maio, painel 1” As FOE na conflitualidade atual” e o segundo no dia 05 de Maio, painel 2 “As FOE em Cabo Verde”, contendo os seguintes temas: “As  FOE, especificidades e Modos de Emprego”, “Contributos das FOE para a Segurança”, “A UOE (Evolução, Organização e Emprego)”, “As Ameaças Relevantes para Cabo Verde no Contexto Regional e Global, “ A Formação e o Treino nas FOE” e “ Os Recursos Humanos e Materiais nas FOE”, tendo como moderadores  Tenente-coronel, António Jorge Silva Rocha e o Tenente-coronel Armindo Alcides Garcia Sá Nogueira Miranda.

 

A cerimónia de abertura foi presidida por S.E. o chefe do Estado Maior das Forças Armadas, Major-General Anildo Emanuel da Graça Morais, e o encerramento foi presido por S.E. o Ministro da Defesa, Dr. Luís Filipe Tavares.

Efetivamente ao longo dos últimos anos Cabo Verde tem tido a desenvolver uma atenção especial no combate das ameaças no conceito estratégico da defesa de criminalidade transacional organizado pelo terrorismo pela imprevisível capacidade e pode se dizer impossibilidade de controlo da sub-região africana e a situação vem ganhando importância cada vez maior.

 

O propósito do seminário que foi realizado para propor um momento especial sobre a temática da socialização das FOE nas Forças Armadas.

O objetivo do seminário foi alcançado graças as facultosas intervenções dos parceiros estrangeiros a contribuir para o desenvolvimento das Forças Armadas no âmbito da sua reforma para garantir e servir melhor os cidadãos do nosso país.

  • Policlínica
  • Pupilos