VISITA DE S.E. PRESIDENTE DA REPÚBLICA E COMANDANTE SUPREMO DAS FORÇAS ARMADAS AO ESTADO MAIOR DAS FORÇAS ARMADAS E OUTRAS ESTRUTURAS MILITARES, SEDIADAS NA PRAIA.

 

Decorreu hoje, 29 de maio do corrente ano, uma visita do Presidente da República e Comandante Supremo das FA, Dr. Jorge Carlos de Almeida Fonseca ao Estado Maior das Forças Armadas e outras estruturas militares, sediadas na Praia. Acompanhado do Ministro da Defesa, Luís Filipe Tavares, e do Chefe de Estado Maior das Forças Armadas, Major-General Anildo Emanuel da Graça Morais.

O Presidente da República e Comandante Supremo das FA iniciou a sua visita ao Estado-Maior onde foi recebido pelo Chefe do Estado Maior, tendo de seguida assistido à apresentação/briefing sobre o estado atual das Forças Armadas Cabo-verdianas. 
O Presidente da República foi recebido com honras militares e iniciou a sua intervenção fazendo referência às FA no contexto nacional e internacional, explicitando alguns aspetos antes abordados no briefing, afirmando que "as FA Cabo-verdianas têm natureza republicana e devem ser rigorosamente apartidárias" e sublinhando que o Comandante Supremo das FA, neste caso, “não é apenas simbólico”, sendo possuidor de legitimidade democrática, por inerência, para garantir essa condição e essa natureza das FA.

Dentro do programa da visita realizou-se uma Aula Magna sobre a “Constituição da República”, no Auditório do Estado Maior Forças Armadas, pelo Presidente da República em que o mesmo abordou o constitucionalismo Cabo-verdiano com a seguinte expressão:

 "somos um Estado constitucional e um Estado de direito democrático".
Afirmando sobre o panorama histórico do constitucionalismo em Cabo Verde, o qual abarca a história política do país e as negociações até à aprovação da Constituição.” 

Seguiram-se visitas às instalações da Fundação Social das FA para inteirar sobre funcionamento da sede, e  seguida  dirigiu-se ao Quartel de Eugénio Lima, onde visitou a oficina central das FA, a Policlínica Militar, o Centro de Pupilos, o Estabelecimento Prisional e a Unidade de Operações Especiais, constituída e formada no âmbito da Cooperação Espanhola, e para culminar fizeram uma demonstração da Técnica de Resgate dos Reféns (UOE).

Dando continuidade à visita ao EMFA, o Presidente da República visitou a Companhia de Guarnição e Serviços da Guarnição do EMFA, sito no quartel Jaime Mota no Plateau, seguiu-se a visita às instalações do COSMAR em Achada Grande.

 Nessa instalação o Comandante Supremo das FA ficou a saber como funciona o Centro de Operações e Segurança Marítima no controlo das nossas águas, nomeadamente na fiscalização da pesca ilegal, tráficos de estupefacientes e de seres Humanos, entre outros.

O Comando da Terceira Região Militar em Achada Limpa foi o último ponto da visita do Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, onde assistiu uma demonstração de controle de tumulto e de tattoo, terminando assim a visita às instalações incluindo casernas. A visita teve a duração aproximada de sete horas (das 9 às 16 horas).

Ao finalizar o Presidente da República avançou, que esta visita permitiu-lhe conhecer mais minuciosamente o estado atual das FA e os seus desafios.

  • Pupilos
  • Policlínica