Reunião do Conselho Superior de Comandos Alargado

 

Nos dias 21 a 23 de fevereiro do corrente ano, realizou-se a Reunião do Conselho Superior de Comandos Alargado aos Diretores de Serviços e Equiparados (CSC), a qual teve lugar no Auditório do Edifício do Estado-Maior das Forças Armadas, na Avenida Cidade de Lisboa, na Cidade da Praia.

A Reunião do CSC alargado, este ano sob o lema “As Forças Armadas de cabo Verde, 51 anos, servindo a Pátria”, tinha como objetivo fazer um balanço do ano transato, projetar as perspetivas para o ano em curso e proporcionar aos participantes momentos de troca de informações sobre os diferentes Comandos e Serviços das Forças Armadas.

A cerimónia de abertura foi presidida pelo Chefe do Estado Maior das Forças Armadas, Major-General Anildo Emanuel da Graça Morais, e a do encerramento pelo Ministro da Defesa, Dr. Luís Filipe Lopes Tavares.

Os participantes puderam também assistir uma palestra alusiva ao tema “Liderança em Organizações Hierarquizadas, nas sociedades Contemporâneas”, proferida pelo Embaixador Professor-Doutor Cesar Augusto Monteiro.

Da reunião saíram algumas recomendações e objetivos para melhorar a instituição castrense.  Como encontrar formas de debelar o problema do completamento orgânica, que constitui uma dificuldade transversal, portanto, presentes, em todas as unidades, tanto a nível de quantidade como em qualidade, devendo ser adotado medidas que visem dotar os comandos, unidades e serviços com o pessoal necessário e, devidamente qualificado, para o desenvolvimento das suas atividades. Implementar, consolidar e efetivar pogramas de treinos em todas as unidades, em respeito as especificidades e especialidades próprias de cada comando, unidade ou serviço.

Realocar os meios na Guarda Costeira de modo a dar melhor cobertura a nível nacional, na realização das suas atividades, e ainda criar as capacidades para a manutenção dos seus meios. Bem como melhorar a comunicação institucional;

  • Pupilos
  • Policlínica