A Oficina Central das Forças Armadas

A Oficina Central das Forças Armadas (OCFA) é um órgão de execução de serviços e tem como função principal assegurar a reparação e manutenção das viaturas e equipamentos das Forças Armadas. Podendo também prestar serviços da sua especialidade, desde que seja solicitado, a viaturas do Estado.   

Funcionando desde 1995 a OCFA surgiu de uma Parceria entre os Ministérios de Defesa da Republica Federal da Alemanha e de Cabo Verde. Essa parceria incluía equipar a OCFA e dar formação na área aos funcionários.

Neste momento trabalham na Oficina 15 elementos, sendo o Diretor o Major Eugénio A. Spencer. Organicamente a OCFA compreende o Diretor (que corresponde ao posto de major), a Direção de Produção e a Direção de Formação. A Direção de Produção engloba o Chefe de Controlo de Qualidade e os seguintes sectores: Mecânica, Eletricidade, Bate-chapa e Estofagem.   

No que toca a formação, a OCFA em parceria com o Programa Soldado Cidadão (PSC) proporciona uma formação de condutor na categoria C e recebe estagiários do Centro Profissional da Variante. Sendo uma das atribuições da OCFA proporcionar a formação técnico-profissional nas áreas da sua responsabilidade ao pessoal militar e civil e assegurar a contínua formação desses elementos.

De realçar que as viaturas na OCFA são reparadas de acordo com as indicações dos fabricantes e as ferramentas utilizadas são adequadas a cada serviço que prestam.

  • Policlínica
  • Pupilos