Exercício OBANGAME EXPRESS 2017

Decorreu, de 17 a 31 de março de 2017, o Exercício OBANGAME EXPRESS 2017, em dezasseis países do Golfo da Guiné incluindo Cabo Verde, Cote d”Ivoire, Ghana, Togo, Benin, Cameron, Nigéria, Gabão, São Tomé e Príncipe, República Democrática do Congo, República do Congo, Angola, Senegal, Gunea e Serra Leoa.

O objetivo do exercício é treinar e operacionalizar as forças de segurança no combate e controlo de Tráfico de Drogas, Controlo de Pesca Ilegal, Controlo Trafico de Pessoas, Controlo Tráfico de Armas, Controlo à poluição e Busca e Salvamento nas suas águas.

No âmbito da participação das Forças Armadas de Cabo Verde nas missões além-fronteira o Navio Patrulha Guardião da Guarda Costeira participou nas águas sob a jurisdição da República do Senegal no Exercício, e a guarnição foi composta por 26 militares (efetivos da guarnição do navio e do pelotão de abordagem) e o Comandante do navio foi o Capitão Kahbi Yassine Fonseca Pereira Baptista. As Forças Armadas participaram com um total de 29 militares e o COSMAR funcionou como o centro de operação marítima do Exercício da parte de Cabo Verde.

 

  • Policlínica
  • Pupilos