JURAMENTO Á BANDEIRA NACIONAL DA 2ª INCORPORAÇÃO DE 2017

 

O emblemático ato de ratificação do Juramento à Bandeira Nacional da 2ª incorporação de 2017 aconteceu no dia 26 de novembro do corrente ano, na Cidade de Mindelo, São Vicente. 

A cerimónia do Juramento foi presidida pelo Ministro dos Assuntos Parlamentares e Presidência do Conselho de Ministros e Ministro do Deporto, Dr. Fernando Elísio Freire na companhia do Chefe do Estado Maior das Forças Armadas, Major-General Anildo Emanuel da Graça Morais, Comandante da Guarda Costeira, Capitão-de-Navio Pedro Querido Santana e o Comandante da 1ª Região Militar, Tenente-coronel José Rui Neves.

Um total de 457 jovens recrutas, entre os quais onze do género feminino, prestaram Juramento à Bandeira e compromisso de fidelidade para com a pátria no cumprimento de tão nobre e importante dever: o de servir a Pátria de forma incondicional e consciente.

A formação teve a duração de 9 semanas, com uma carga horária de 430 horas, distribuída em duas fases de instrução, nomeadamente: Fase de Preparação Militar Básico e Fase de Especialidade.

Durante a 1ª fase de Preparação Militar Básico foram ministrados os seguintes módulos: Ordem Unida, Informação e Contra Informação, Saúde Higiene e Primeiros Socorros, Transmissões, Técnica Individual de combate, Educação Moral e Cívica, Armamento e Tiro, Educação Física Militar,e na 2ª fase de instrução foram ministrados os módulos específicos nas especialidades de: Polícia Militarcom participação de 355 Recrutas, Transmissões – num total com participação de 24 Recrutas, Maqueiroscom participação de 12 Recrutas, o Curso de Fuzileiros Navais e de  Marinheiros, que ainda decorrem com um total de 64 Recrutas. Para testar e cimentar os conhecimentos adquiridos pelos Recrutas nas duas fases de instrução foi realizado um exercício de campo.

A cerimónia transmitiu para o País e, especialmente, para as Forças Armadas, como sendo um momento de exaltação de um passado e um presente de orgulho, e de um futuro que se quer de feitos e consolidação, bem como no rejuvenescimento e revitalização daqueles que, ora, testemunharam com esta solenidade, serão, certamente, uma garantia inequívoca foram estas as palavras do Ministro dos Assuntos Parlamentares e Presidência do Conselho de Ministros e Ministro do Deporto.

  • Policlínica
  • Pupilos