FSFA – FUNDAÇÃO SOCIAL DAS FORÇAS ARMADAS

A Fundação Social das Forças Armadas (FSFA) é um Instituto Público, integrado na administração indireta do Estado, com a natureza de Fundação Pública, dotada de autonomía administrativa, financeira e património próprio. A FSFA através da Resolução n.º 46/2010 de 30 de agosto substituiu o Serviço de Apoio Social das Forças Armadas (SASFA) para ocupar-se da satisfação das necessidades de ordem social dos militares e daqueles que lhes são próximos e o Decreto-Regulamentar nº 4/2011 de 14 de fevereiro de 2011 aprova os seus Estatutos. Encontra-se sobre a dependência do Ministro da Defesa, mas com despacho próprio este sujeita a FSFA à superintendência do Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas. Tem como atribuições garantir e promover a ação social complementar e gerir o sistema de assistência na doença e promover outras ações para o desenvolvimento físico e intelectual dos seus beneficiários. Exerce a sua ação nos domínios da previdência, abastecimento, habitação, educação, justiça, alojamento temporário e outras atividades afins em todo o território nacional.
 
São beneficiários titulares da FSFA os militares do Quadro Permanente das Forças Armadas, e caso requeiram os militares em regime de contrato, enquanto se mantiverem nesta situação, os trabalhadores civis das Forças Armadas e os familiares de militares do Quadro  Permanente das Forças Armadas falecidos. Na dependência da FSFA, temos o Centro de Pupilos das Forças Armadas que é um órgão de execução de serviços vocacionado para o apoio social, destinado a acolher, educar e instruir crianças e adolescentes (sexo masculino) e funciona em regime de internato. A Sede da Fundação Social das Forças Armadas, sito em Fazenda atualmente possui, um Minimercado, um Showroom, um Ginásio, uma Residencial e um Bar/Esplanada, aberto a militares e civis.  O Minimercado é um espaço de comercialização dos produtos provenientes da Granja de Fontes de Almeida, bem como de outras lojas comerciais, com objetivo de fornecer aos militares produtos de boa qualidade e em tempo útil. Funcionando desde os anos 80 a Minimercado, antes denominado de Cantina é um espaço que as Forças Armadas de Cabo Verde criaram para resolver alguns problemas sociais dos militares, pois neste espaço, o militar tem a possibilidade de adquirir produtos a crédito.

Telefone: +238 2613982

Funcionando desde 1982 a Granja de Fontes Almeida é um sector de produção Agropecuária da Fundação Social das Forças Armadas e fica situado na zona de Fontes Almeida, Cidade de São Domingos.  
O principal objetivo desta Granja é a produção de bens Agropecuários para o abastecimento da cantina Militar e também para as pessoas da zona de Fontes Almeida.
O sector Agrícola é um sector com cerca de 1500 m2 cultivado, sendo os principais produtos cultivados: Tomate, Repolho, Pimentão, Cebola, Batata comum, e Cenoura. Nesse sector trabalham dois trabalhadores civis com o objetivo de garantir a produção com qualidade e quantidade, acompanhados de um técnico Agrícola que faz o controlo da qualidade dos produtos que são cultivados, o controlo de pragas e a fertilização do solo.
O sector da Pecuária é um sector onde envolve maiores cuidados devido a existência de vários animais, os produtos produzidos neste sector são: Carne de porco, carne de vaca, patos e ovos (a maior produção deste sector, com cerca de …. ovos dia). Neste sector trabalham somente militares e um técnico, com o objetivo de manter um maior controlo e seguimento das regras de segurança e de higiene. O técnico controla a qualidade dos produtos, e dá também assistência técnica veterinária.
Todos os produtos produzidos na Granja têm um destino certo que é a cantina militar, mas existem comerciantes que procura os esses produtos por serem de boa qualidade.

MISSÃO

A Fundação Social das Forças Armadas (FSFA) tem como atribuições garantir e promover a ação social complementar e gerir o sistema de assistência na doença e promover outras ações para o desenvolvimento físico e intelectual dos seus beneficiários.

São ainda atribuições da FSFA:

  • Implementar, através da cantina militar, um sistema de abastecimento;
  • Dotar-se, de acordo com as suas disponibilidades financeiras, de equipamentos sociais e de lazer para o conforto dos beneficiários;

No exercício das suas atribuições compete à FSFA:

  • Prestar assistência médica e medicamentosa aos beneficiários nos termos do Regulamento Geral da Fundação;
  • Otimizar a produção hortícola e pecuária da propriedade da Fundação de modo a melhorar as condições de abastecimento dos beneficiários através da cantina militar;
  • Providenciar a manutenção das habitações integradas no seu património em bom estado de conservação e colocar estes ao serviço dos beneficiários titulares;
  • Conceder apoio na aquisição de materiais escolares e didáticos aos filhos dos beneficiários com aproveitamento e falta ou insuficiência de recursos;
  • Conceder empréstimos aos beneficiários para tratar de questões de saúde e para fazer face a despesas com a justiça, nos termos definidos no Regulamento Geral da Fundação;
  • Promover a satisfação de necessidades sociais não cobertas por outros sistemas de assistência social;
  • Dotar a sede de equipamentos suscetíveis de contribuírem para o bem-estar físico e mental dos beneficiários;
  • Desempenhar as demais funções que lhe sejam atribuídas por lei.