CENTRO DE PUPILOS DAS FORÇAS ARMADAS

O Centro de Pupilos das Forças Armadas designado de CPFA, é um órgão de execução de serviços vocacionado para o apoio social, destinado a acolher, educar e instruir crianças e adolescentes, e, funciona em regime de internato. O Centro acolhe adolescentes com vontade e habilidades para continuarem os seus estudos, mas que, devido às dificuldades de ordem financeira e outras que a família enfrenta, não conseguem prossegui-los.

Sito no quartel em Achada Eugénio Lima, tem como objetivo apoiar crianças, adolescente e jovens estudantes cabo-verdianos de sexo masculino, dando-lhes a oportunidade de prosseguirem seus estudos académicos nas diversas escolas da ilha de Santiago. Os Pupilos ao fazerem parte da orgânica das Forças Armadas, seguem as normas e regras militares e também são enquadrados em algumas atividades militares, tais como: desfiles Militares, Marchas Comemorativas, Cerimónias dos Patronos das Unidades Militares, entre outros.

Desde a sua criação, o Centro de Pupilos já recebeu um total de aproximadamente 400 (quatrocentas) crianças e adolescentes, oriundos de todas as Ilhas habitadas de Cabo Verde. Hoje, o Centro alberga em média cerca de 44 (quarenta e quatro) pupilos de quase todas as ilhas do país, de origem social humilde, mas com boas notas, que querem continuar os seus estudos e que têm um bom comportamento.  São, preferencialmente, acolhidos no Centro de Pupilos, filhos de militares, bem como crianças e adolescentes oriundos de famílias com meios insuficientes de subsistência, desintegradas ou com manifesta dificuldade de assumir a educação dos seus filhos.

Telefone: +238 5878625

1ª A condição base para se candidatar ao ingresso no Centro de Pupilos é estar matriculado na escola secundária, a partir do 7º ano de escolaridade;
2ª Pertencer à família cujo rendimento do agregado familiar é insuficiente para promover e garantir a continuidade do filho na sua formação;
3ª O candidato deve ser portador de uma reta conduta disciplinar, sem desvio do comportamento e com apetência para estudar. Ou seja, o mau comportamento ou a delinquência não pode nunca motivar a procura do Centro de Pupilos.
A faixa etária dos Pupilos varia, com o nível de escolaridade a que pertencem, quando progridem normalmente, nomeadamente, dos 12 aos 18 anos idade (depende também da situação concreta a que se encontra cada candidato). Se de entre os candidatos houver um ou outro que, involuntariamente, teve acesso tardio ao estabelecimento do ensino, desde que esteja matriculado normalmente nas escolas secundárias públicas, aceita-se, uma vez preenchido os outros requisitos.
Pode candidatar-se para o ingresso no Centro de Pupilos Adolescentes e Jovens de todas as Ilhas de Cabo Verde.

MISSÃO

O CPFA constitui uma das fontes de recrutamento para os quadros permanentes das Forças Armadas e tem as seguintes atribuições:

  • Proporcionar um ambiente saudável aos pupilos;
  • Promover a formação académica e profissional dos pupilos;
  • Assegurar a formação moral e cívica e a educação física aos pupilos;
  • Ministrar a formação militar básica aos pupilos; e
  • Orientar a inserção social dos pupilos.