UOE – UNIDADE DE OPERAÇÕES ESPECIAIS

A Unidade de Operações Especiais (UOE) foi criada pelo Decreto-Lei nº 21/2012 de 7 de dezembro como uma Unidade de intervenção rápida que integra subunidades de especialidades multidisciplinares, destinada a executar um largo espectro de missões de alto risco, em qualquer ponto do território nacional, incluindo operações de contra terrorismo, combate à criminalidade violenta e resposta a crise. A formação do primeiro Núcleo de Operações Especiais das Forças Armadas de Cabo Verde decorreu entre setembro e novembro de 2014, com o apoio da Força de Guerra Naval Especial (FGNE), no âmbito da Cooperação Técnico Militar com o Reino de Espanha.
 
Inserida no Comando da Guarda Nacional, a criação desta nova Unidade deveu-se à necessidade de dotar as Forças Armadas de Cabo Verde com uma Unidade capaz de reforçar a segurança do país e da sub-região onde se insere e por forma a dar resposta as ameaças espelhadas no Conceito Estratégico de Defesa e Segurança Nacional (CEDSN) que não podem ser cumpridas pelas unidades regulares. A UOE é capaz de executar um largo espectro de operações de onde se destacam Operações de Ação Direta, Reconhecimento Especial e Assistência Militar. Dentro desta tipologia de operações, a UOE tem a possibilidade de Combate próximo, Atiradores de precisão, Socorrismo de Combate, Proteção de Altas Entidades, Operações de Interdição Marítima com Oposição, Infiltração Anfíbia e Aerotransportada, Mergulho, Inativação de Engenhos explosivos improvisados, entre outros.
 
Ao longo da sua curta história a UOE já realizou várias operações no âmbito do combate ao narcotráfico e de respostas à Crise. Igualmente participou em vários exercícios militares nacionais e internacionais, de onde se destaca a participação, desde 2016, no exercício anual multinacional de Operações Especiais Flintlock. Para o cumprimento das missões que lhe são atribuídas a UOE dispõe de um Comandante, um 2ºComandante, a Célula de Planeamento, as Equipas Operativas, a Subunidade de Apoio e a Subunidade de Serviços. A UOE dispõe ainda de uma Secretaria. O Comandante superintende na organização, administração, disciplina, eficiência e emprego da UOE.
À Célula de Planeamento, chefiada pelo 2ºComandante, compete, em especial, elaborar e propor o planeamento operacional da unidade, assegurar o acompanhamento das operações em curso, mantendo o comandante continuamente informado da situação operacional, quando sejam cometidas à UOE missões operacionais. As equipas operativas, também designadas de Grupos de Operações Especiais, são elementos da UOE destinadas a aprontar e manter forças operacionais, tendo em vista o cumprimento das missões atribuídas à UOE. A Subunidade de Apoio é o elemento da UOE destinado a aprontar e manter forças operacionais nas áreas de desativação e inativação de engenhos explosivos e mergulho. A Subunidade de Serviços é o elemento da UOE destinado a aprontar e manter forças operacionais nas áreas de transporte, serviços técnicos, manutenção e recuperação de equipamentos e infraestruturas. Tem ainda a Secretaria que assegura o apoio administrativo da Unidade.
MISSÃO

A Unidade de Operações Especiais tem as seguintes missões:

  • Operações contra o terrorismo;
  • Operações de combate à criminalidade violenta;
  • Operações de Resposta a crises;
  • Implicitamente, à UOE, desempenha outras missões que, pela sua natureza, não podem ser atribuídas às unidades convencionais.

Brasão

Descrição Heráldica
A Granada – Simboliza a capacidade que a UOE têm na inativação de engenhos explosivos e toda a capacidade EOD.
As Meias-luas – Simbolizam a proteção, o sigilo e a discrição que devem caracterizar qualquer missão confiada à Unidade de Operações Especiais.
A Faca – A faca, elemento usado pela maioria das unidades de Operações Especiais,é sinónimo de qualificação técnica, de dedicação exclusiva à atividade de Operações Especiais, de exposição ao risco extremo, de morte para salvar vidas de civis e cumprir a lei, de lealdade, de honra, de coragem, de defesa do cidadão, de cumprimento dos Direitos Humanos, mesmo com o sacrifício da própria vida. A faca assemelha-se à usada na boina dos operadores da Força de Guerra Naval Especial do Reino de Espanha.
Ouro (amarelo) – Vigor, firmeza e excelência.
Prata (branco) – fé, pureza, integridade, esforço e vitória.
Negro – Sabedoria e Honestidade.
Vermelho – fortaleza, bons cuidados, valorosidade, fidelidade, alegria e honra.

Guião

Dois escudos concêntricos e sobrepostos do tipo clássico francês. O primeiro escudo é de cor preta bordado na extremidade a ouro com as iniciais da Unidade de Operações Especiais (UOE) em chefe.
O escudo central tem a cor vermelha e tem a borda exterior bordada a ouro. Sobre este, na parte superior, descansa uma granada no lado direito, de cor branca, e quatro meias-luas brancas do lado esquerdo apontadas para o centro, formando uma espécie de forte. Na ponta do mesmo escudo encontra-se uma faca com a lámina de cor branca e o punho de cor preto.