OCFA – OFICINA CENTRAL DAS FORÇAS ARMADAS

A Oficina Central das Forças Armadas (OCFA) é um órgão de execução de serviços e tem como função principal assegurar a reparação e manutenção das viaturas e equipamentos das Forças Armadas. Podendo também prestar serviços da sua especialidade, desde que seja solicitado, a qualquer instituição pública. Funcionando desde 1995 a OCFA, que está sob a dependência do Comando da Logística, surgiu de uma Parceria entre os Ministérios de Defesa da Republica Federal da Alemanha e de Cabo Verde. Essa parceria incluía equipar a OCFA e dar formação na área aos funcionários.

Organicamente a OCFA compreende o Diretor, a Direção de Produção e a Direção de Formação. A Direção de Produção engloba o Chefe de Controlo de Qualidade e os seguintes sectores: Mecânica, Eletricidade, Bate-chapa e Estofagem. No que toca a formação, a OCFA em parceria com o Programa Soldado Cidadão (PSC) proporciona uma formação de condutor na categoria C e recebe estagiários do Centro Profissional da Variante. Sendo uma das atribuições da OCFA proporcionar a formação técnico-profissional nas áreas da sua responsabilidade ao pessoal militar e civil e assegurar a contínua formação desses elementos. De realçar que as viaturas na OCFA são reparadas de acordo com as indicações dos fabricantes e as ferramentas utilizadas são adequadas a cada serviço que prestam.

MISSÃO

São atribuições da OCFA

  • Planear e executar as ações de manutenção das viaturas das Forças Armadas e demais equipamentos sob a sua responsabilidade;
  • Promover a reparação das viaturas militares;
  • Verificar a satisfação dos padrões de qualidade em vigor em todas as ações de manutenção e reparação;
  • Ministrar, nos termos da lei, a formação técnico-profissional nas áreas da sua responsabilidade; e
  • Assegurar a formação contínua do pessoal militar e civil nas áreas da sua responsabilidade.