Visita Oficial da Ministra de Estado e da Defesa Nacional a Portugal

A Ministra de Estado e da Defesa Nacional, Dra. Janine Tatiana Santos Lélis, realizou de 30 de setembro a 4 de outubro, uma visita oficial a Portugal, a convite da Ministra da Defesa Nacional de Portugal, Professora Doutora Helena Carreiras.
A referida visita realizou-se no quadro da cooperação bilateral entre Cabo Verde e Portugal, visando aprofundar o relacionamento entre os dois países e reforçar as bases que têm sido sólidas no domínio da Defesa.
Durante a sua estadia realizou um encontro bilateral com a Ministra da Defesa Nacional de Portugal, Helena Carreiras, que serviu para abordar assuntos relacionados com a cooperação entre Cabo Verde e Portugal no setor da defesa, nomeadamente o Programa Quadro de Cooperação 2021-2026, o reforço do diálogo político-estratégico, o apoio à capacitação de Cabo Verde em áreas como o desenvolvimento da Autoridade Aeronáutica Militar, a Lei de Programação Militar, entre outros temas que têm que ver com a importância da segurança marítima. Reuniu-se, ainda, em um encontro trilateral com a Ministra da Defesa Nacional de Portugal e com o Ministro da Defesa de Luxemburgo, François Busch.
Dando seguimento a sua agenda de trabalhos a Ministra de Estado e da Defesa Nacional realizou um conjunto de visitas aos três Ramos (Marinha, Força Aérea e Exercito) das Forças Armadas Portuguesas, suas dependências e alguns meios aéreos e navais. Tendo visitado a Marinha Portuguesa, onde foi recebida pelo Chefe de Estado-Maior da Armada, Almirante Henrique Gouveia e Melo, ao Regimento de Comandos do Exército Português, tendo sido recebida pelo Vice-Chefe do Estado-Maior, Tenente-General Rui Pereira, ao Centro de Ciberdefesa tendo sido recebida pelo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas Portuguesas, Almirante António Ribeiro, a Base Aérea Nº6 da Força Aérea Portuguesa, onde foi recebida pelo Vice-Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, Tenente-General Barros Ferreira e ao Comando Conjunto para as Operações Militares do Estado-Maior-General das Forças Armadas Portuguesas onde foi recebida pelo Chefe do Estado-Maior deste Comando, o Vice-Almirante Nobre de Sousa.
De realçar que a Ministra de Estado e da Defesa Nacional realizou também um encontro com os alunos cabo-verdianos que, neste momento, estão a frequentar cursos na Escola Naval em Portugal.
Fonte: Página Oficial do Ministério da Defesa Nacional