Guarda Costeira faz evacuação de Adolescente com “quadro clínico muito grave” de Santo Antão para o Hospital Baptista de Sousa

A Guarda Costeira realizou, no dia 13 de outubro, o transporte, de Santo Antão, de uma adolescente com “quadro clínico muito grave” que necessitava ser vista com “máxima urgência” pelo serviço de ortopedia do Hospital Baptista de Sousa (HBS), em São Vicente.
Conforme informações do Centro Conjunto de Coordenação de Salvamento (JRCC), da Guarda Costeira, a médica de serviço da Delegacia de Saúde do Porto Novo, Santo Antão, contactou por volta das 23:40 do dia 12 de outubro, devido a uma paciente que precisava ser transferido, com a “máxima urgência”, para ser avaliado pelo serviço de ortopedia do HBS.
Foi acionou, “de imediato”, o navio SAR “llhéu dos Pássaros”, comandado pelo Primeiro-Sargento Adérito Fonseca, que com a sua guarnição saiu do Porto Grande do Mindelo às 00:40 em direção ao Porto Novo.
Tratava-se de uma adolescente de 16 anos, com uma fratura na bacia e politraumatismo na região do torácica, com um “quadro clínico muito grave”, natural da localidade do Tarrafal de Monte Trigo, que caiu do quarto e último piso do lar de estudantes na cidade do Porto Novo.
Desconhece-se ainda as causas que terão estado na origem da queda da adolescente que, segundo os familiares, está já fora de perigo.
A Guarda Costeira garantiu que a operação foi concluída “com sucesso e dentro das normas de segurança” e a paciente foi encaminhada ao HBS.