COSMAR participa no Grand African NEMO 2022

O Comando da Guarda Costeira através do Centro de Operações e Segurança Marítima – COSMAR participou, de 11 a 16 de outubro, no exercício Grand African NEMO 2022.
O Grand African NEMO 2022, que contou com a participação de 17 Nações, com vários meios humanos, navais e aéreos, é um exercício em grande escala e este ano decorreu numa larga zona marítima a nível do Golfo da Guiné, com o objetivo de combater as ameaças nesta zona, contribuir para o reforço dos vários elos da arquitetura de cooperação inter-regional que emergiram da Cimeira de Segurança Marítima de Yaoundé, desde o nível estratégico até ao nível operacional, ou seja, as forças destacadas no mar.
Em conjunto com os Centros de Coordenação Marítima (CCM), o Grand African NEMO 2022 reforçou a cooperação e coordenação entre as várias marinhas participantes através da implementação de numerosos exercícios, sobre Pesca Ilegal, SAR, Poluição Marítima, Pirataria e Tráfico de Estupefacientes, que reproduziram as condições operacionais da vida real e abordaram questões locais.
O Grand African NEMO 2022 ofereceu às marinhas participantes uma oportunidade de confrontar as suas táticas de combate e de partilhar os seus respetivos conhecimentos com vista a melhorar o seu nível operacional nos domínios de ação estatal no mar.
No âmbito do exercício estiveram presentes, no COSMAR, dois militares do Senegal e dois membros da Gulf Of Guinea Interregional Network (GOGIN), na condição de observadores.