Cerimonia de Tomada de Posse dos Comandantes da Segunda e Terceira Regiões Militares

Realizou-se, no dia 18 de outubro, a cerimónia de tomada de posse dos Majores Carlos Gomes Dias e Álvaro Flor da Luz nas funções de Comandantes dos Comandos da Terceira e Segunda Regiões Militares, respetivamente. A referida cerimónia, que aconteceu no Auditório do Edifício do Estado-Maior das Forças Armadas, foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Contra-Almirante António Duarte Monteiro.
Durante a sua alocução o Chefe do Estado-Maior augurou votos de maiores êxitos aos recém-empossados no exercício das suas novas funções. Disse que a escolha dos referidos militares decorreu de uma análise minuciosa do percurso profissional de cada um deles, aliada as formações e pela forma com vem desempenhando as diferentes funções, desde o início das suas carreiras militares, das virtudes que lhes são reconhecidas e da estima e do respeito que vem granjeando no seio dos militares. Aproveitou também para enaltecer a forma como o Comandante Cessante da Terceira Região Militar, Capitão-de-Navio Silvino Monteiro Chantre, desempenhou as suas funções e o trabalho meritório por ele desenvolvido.
Em representação dos empossados, o Major Carlos Gomes Dias agradeceu a todos, tendo afirmado que as suas presenças conferiram brilho e relevância a cerimónia, agradeceu ao Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas pela confiança neles depositada para o exercício das tão nobres funções, e disse que irão retribui-la com todo o empenho, capacidades e lealdade. Afirmou que o compromisso que agora assumem irá traduzir-se em ações concretas, dinâmicas e à altura dos desafios que se colocam para a instituição castrense. E que os mesmos serão exigentes e firmes nas suas ações de comando que irão imprimir. Ações essas que serão de proximidade e pautada pelos princípios da disciplina, unidade de comando e responsabilidade.   
Estiveram presentes o Chefe da Casa Militar do Presidente da República, o Diretor Nacional de Defesa, os Membros do Conselho Superior de Comandos, o Presidente do Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiros, os Diretores Técnicos dos Projetos de cooperação com Portugal, o Comandante da Primeira Região Militar, o Presidente da Fundação Social, entre outros representantes das Forças Armadas e funcionários Civis.