Forças Armadas recebe materiais desportivos do Instituto do Desporto e da Juventude

Realizou-se no dia 03 de janeiro a cerimonia de entrega de um conjunto de materiais desportivos por parte do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) às Forças Armadas, tendo como objetivo reforçar e desenvolver as habilidades dos militares e a valorização do desporto nacional.
O Administrador do Desporto do IDJ, Dr. Graciano Sena ao fazer o uso da palavra disse que esta é uma “iniciativa, fruto da cooperação entre o Governo e a China, e enquadra-se no programa – Apetrechamento de Infraestruturas Desportivos por Especialização, da IX legislatura do Governo, 2021-2026”. Realçou que, “as Forças Armadas possuem três Regiões Militares localizadas nas regiões desportivas mais críticas do País – São Vicente, Sal e Santiago (Sul e Norte). Tem a sua disposição, durante um certo período de tempo, jovens soldados de todas as ilhas do país, ávidas e ávidos de praticar diferentes modalidades” afirmou ainda que “além disso, As Forças Armadas possuem, à semelhança dos outros subsistemas desportivos, compromissos internacionais importantes e regulares que tem muito haver com a representatividade do país enquanto nação”
Por sua vez, o Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Contra-Almirante António Duarte Monteiro, realçou a importância das excelentes relações que existe entre as duas instituições, que “tem contribuído de sobremaneira para o reforço da dinamização do desporto em geral, e do desporto militar, em particular”. Afirmou ainda que “os materiais desportivos recebidos vieram em boa hora, reforçando desde modo as capacidades, criando as condições necessárias para reabertura de um leque de modalidades que já não se praticava com afinco como antigamente, na instituição castrense”.
De realçar que as duas instituições já têm, assinado, um protocolo de parceria para a realização do primeiro Congresso de Educação Física e Desporto Militar e a formação e criação de infraestruturas desportivas, com o objetivo de promover e divulgar as modalidades praticadas no país.