Cerimonia de abertura da Reunião do Conselho Superior de Comandos alargada a Diretores de Serviços e Equiparados 2023

Realizou-se, hoje 15 de fevereiro a cerimonia de abertura da Reunião do Conselho Superior de Comandos alargada a Diretores de Serviços e Equiparados, que acontece de nos dias 15 e 16 de fevereiro, no Auditório do Edifício do Estado-Maior das Forças Armadas, na Praia.
A cerimónia de abertura foi presidida pela Ministra do Estado e da Defesa Nacional, Dra. Janine Tatiana Santos Lélis.
Na sua Intervenção o Chefe do Estado-Maior agradeceu a Ministra do Estado e da Defesa Nacional por ter aceite o convite para presidir o ato de abertura da reunião. Realçando que o comprometimento, dedicação e entrega as causas das Forças Armadas, por parte da Ministra da Defesa Nacional “vem sendo evidenciadas com ações concretas” como a Revisão do Conceito Estratégico de Defesa Nacional, em curso, a implementação do Centro de Coordenação Marítima da Zona G, a aquisição de um meio aéreo, entre muitos outros.
Lembrou que a referida reunião visa “proporcionar aos oficiais que desempenham funções de diretores, a oportunidade participar e apoiar os seus Comandantes na apresentação e/ou esclarecimento de questões especificas no decurso das apresentações dos balanços das atividades atinentes ao ano findo.” Destacou que a reunião deste ano “pretende, para além, de escrutinar as atividades realizadas no decurso do ano pretérito, apresentar as perspetivas para o ano que se inicia.”
Afirmou ainda que os desafios são inúmeros e ingentes, mas que está convicto que com determinação, espírito de entrega e abnegação, apanágios dos integrantes da instituição, conseguir-se-á alcançar os objetivos preconizados. Terminou agradecendo a presença de todos os presentes.
Por sua vez, a Ministra do Estado e da Defesa Nacional, disse que a revisão do Conceito Estratégico da Defesa vai apontar “os caminhos que nós queremos para a defesa nacional” e aproveitou o momento para anunciar que já está criada uma comissão para o efeito, tendo ressalvado que este é um trabalho muito importante, na medida em que vai fazer uma reflexão profunda e apontar “aquilo que será os caminhos que nós queremos para a defesa nacional”.
Uma revisão que, segundo Ministra de Estado e da Defesa Nacional, será feita “na sua perspetiva da componente militar, para além de outras responsabilidades, mas que também vai focar, efetivamente, naquilo que deverá ser o papel da Guarda Costeira e o papel da Guarda Nacional”.  
Destacou ainda, o trabalho que tem sido empreendido pelo Governo para a aquisição da aeronave para a Guarda Costeira e implementação da Autoridade Aeronáutica Militar, ressalvando o financiamento, em mais de 100 mil contos, que já está garantido a nível do Orçamento do Estado, referindo ainda á formação dos pilotos, capacitação dos mecânicos e preparar a questão da engenharia. Falou ainda, de outras reformas já conseguidas e as que estão em curso, como a reforma do Programa Soldado Cidadão, cujo novo formato inicia em março, a atualização do índice 100, as revisões da Justiça Militar e do Serviço Militar Obrigatório, entre outros.