Cabo Verde acolhe a Primeira Cimeira das Forças Marítimas Africanas (AMFS)

Arranca esta segunda-feira, 20 de março de 2023, a Primeira Cimeira das Forças Marítimas Africanas (African Maritime Forces Summit – AMFS) que acontece até o dia 22 de março, na ilha do Sal.
O encontro reúne mais de 80 delegados e chefes internacionais de Marinhas, Guardas Costeiras e Infantarias Navais de 38 países, incluindo Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau.
Visa implementar um novo modelo para o engajamento de nível sénior em África, combinando os três simpósios de liderança tradicionalmente realizados durante os exercícios regionais das Forças Navais dos EUA, num único evento em todo o continente.
Na Cimeira será colocada ênfase no nível estratégico e incluirá sessões plenárias onde serão analisados os desafios comuns de segurança marítima em África, os grupos de trabalhos regionais e demonstrações de treinamento a bordo realizadas por marinheiros dos EUA e Cabo Verde. Havera ainda uma atenção especial na intensificação de boas relações entre Chefes de Marinhas, Guardas Costeiras e Infantarias Navais de nações africanas, parceiras e aliadas.