Realizou-se, no dia 08 de junho do corrente ano, na sede do Comando da Guarda Costeira, em São Vicente, a cerimónia de encerramento do XIV Curso de Formação de Marinheiros (CFM), da Primeira Incorporação Militar de 2023, presidida pelo Comandante da Primeira Região Militar, Capitão-de-Navio Alberto Tavares Teixeira, na qual foram entregues diplomas aos recém-formados e prémios aos dois melhores classificados do curso.
Em representação do Comando da Guarda Costeira, a Comandante da Esquadrilha Naval, Capitão-de-Patrulha Carina Lopes Batista realçou que o “Curso de Formação de Marinheiros tem como objetivo de formar, recrutas selecionados, na arte marinheira, no sentido de complementar a Guarda Costeira com recursos humanos, com formação adequada”. Parabenizou os recém-formados e afirmou que “o feito alcançado hoje é o culminar de dias intensos, mas é o início de uma nova aventura. O que aprenderam nestas últimas semanas é somente uma amostra do que será o vosso futuro, durante a vossa estadia na Guarda Costeira”.
Na sua alocução o Comandante da Primeira Região Militar felicitou os recém-formados, afirmando que as Forças Armadas espera de cada um deles “dedicação, disciplina e capacidade laboral para colocarem em prática tudo o que aprenderam neste curso. Que aprendam a lidar com o mau tempo e a apreciar o mar calmo”. Terminou desejando a todos os recém-formados “muita Saúde e Sucessos no uso das ferramentas que por mérito próprio, conseguiram”.
O referido curso foi realizado no quadro de cooperação com a Marinha Brasileira e em especial da Missão Naval do Brasil em Cabo Verde, tendo contado com a participação de 12 cursantes, e com uma duração de cerca 8 semanas.