O Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Contra-Almirante António Duarte Monteiro, acompanhado do Comandante da Guarda Costeira, Capitão-do-Mar Armindo Graça e do seu Assessor Jurídico, Capitão Arsénio Andrade, realizaram na Ilha do Sal um conjunto de reuniões de trabalho com autoridades e entidades da referida ilha.
No dia 08 de junho o Chefe do Estado-Maior e a sua delegação realizaram um encontro de trabalho com o Conselho de Administração da Empresa Nacional de Aeroportos e Segurança Aérea de Cabo Verde – ASA, com vista a rever, identificar e formalizar a concessão de espaços reservados ao desenvolvimento de atividades da Esquadrilha Aérea do Ramo da Guarda Costeira, nos aeroportos internacionais Nelson Mandela e Cesária Évora, em Santiago e São Vicente, respetivamente.
De seguida realizou uma Visita de cortesia ao Comando da Segunda Região Militar e suas dependências, onde recebeu informações adicionais sobre a situação operacional, logística e de recursos humanos, além dos desafios mais prementes experienciados.
No mesmo dia, foi realizada uma visita aos familiares do Segundo-Cabo Hernany do Rosário, falecido no trágico acidente de viação ocorrido no dia 2 de abril do corrente ano.
No dia 09 de junho foi realizada uma visita de cortesia ao Diretor do Porto da Palmeira Eng. Edmar Santos ao que se seguiram visitas às instalações do ponto de Radar no Porto da Palmeira, à embarcação Metalshark afeta à essa área e ainda ao espaço onde atualmente se encontra albergado o efetivo da Esquadrilha Naval destacado na ilha do Sal.
Para culminar decorreu um encontro de trabalho entre o Chefe do Estado-Maior e sua delegação com o Presidente da Câmara Municipal do Sal, Dr. Júlio Lopes e sua equipa camarária, onde foram discutidos assuntos de interesse de ambas as instituições, com enfoque na identificação e visita, in loco, do espaço previsto para a construção da infraestrutura destinada a albergar o destacamento da Esquadrilha Naval na ilha do Sal.