O Capitão-de-Navio FZ Alberto Teixeira e o Capitão-Tenente Adérito Cardoso participaram na qualidade de Observadores, em representação das Forças Armadas de Cabo Verde, no “Exercise African Lion 2023”, em Agadir, Marrocos, de 10 a 14 de Junho, um evento que contribui para consolidar a cooperação militar e fortalecer o intercâmbio entre as Forças Armadas de diferentes países com vistas a promover a segurança e a estabilidade na região.
O “Exercise African Lion 2023” é o maior exercicio realizado no Continente Africano, coorganizado pela U.S. AFRICOM – United States Africa Command (Comando dos Estados Unidos para a África) e o Reino do Marrocos, numa escala a nível multinacional e em vários domínios, no qual fornece uma oportunidade única de aprendizagem a todas as nações participantes.
O Exercício teve como objetivo fortalecer as capacidades de defesa comum, de forma a combater ameaças transnacionais e organizações extremistas violentas e consistiu na formação de uma equipa de Força Tarefa Conjunta e Combinada, com o propósito de executar exercícios em diversos domínios (Ar, Mar e Terra, bem como Evacuação Médica).
Este ano, o Exercício apresentou vários series de tiro ao vivo com armas combinadas, um exercício marítimo, um exercício aéreo com US C-130J Super Hercules, KC-135 Stratotanker, F-16 Fighting Falcons e aeronaves de bombardeio, uma entrada forçada conjunta com para-quedistas em um exercício de treinamento de campo, dois exercícios de resposta química, biológica, radiológica e nuclear e três eventos do programa de assistência cívica humanitária.