Encerramento da II Edição do Joint Combined Exchange Training

Realizou-se, no Auditório do Edifício do Estado-Maior a cerimónia de encerramento da da II Edição do Joint Combined Exchange Training (JCET), Treino Conjunto e Combinado entre a Unidade de Operações Especiais(UOE) das Forças Armadas de Cabo Verde e as Forças Especiais do Exército dos Estados Unidos da América, que foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Contra-Almirante António Duarte Monteiro e contou com a presença do Embaixador dos Estados Unidos da América, Sr. Jeff Daigle e de outros militares convidados.
O Treino de Colaboração Conjunto e Combinado (denominado de Joint Combined Exchange Training – JCET), entre a UOE das Forças Armadas de Cabo Verde e a Equipa 3211 do 3º Grupo de Operações Especiais do Exército dos Estados Unidos da América, acontece no quadro da cooperação no domínio da Defesa entre Cabo Verde e os Estados Unidos da América tendo como objetivo reforçar as relações institucionais entre as duas forças especiais, bem como contribuir para fortalecer a interoperabilidade e facilitar a partilha de conhecimentos e técnicas militares avançadas para reforçar a proficiência e profissionalismo de ambas as forças parceiras.
Para a UOE das Forças Armadas de Cabo Verde, foram 8 semanas de trabalho intensivo, mas bastante profícuo, que serviu para o engrandecimento e aumento da proficiência técnica e tática dos seus efetivos, segundo palavras do seu Segundo Comandante. Por sua vez, o Equipa 3211 do 3º Grupo de Operações Especiais do Exército dos EUA afirmou que o Grupo apreciou o tempo de trabalho com a UOE e que com esse intercambio tiveram a oportunidade de compreender a disciplina e a cultura profissional da unidade.
Ao fazer o uso palavra, o Embaixador dos EUA, Sr. Jeff Daigle afirmou que durante a II Edição do JCET o esforço incansável, o profissionalismo e a busca compartilhada pela excelência das duas Forças Especiais, elevou as capacidades de ambas as forças e refletem a forte parceria entre os EUA e Cabo Verde.
Ao proferir o seu discurso o Chefe do Estado-Maior, realçou que a II Edição do JCET é um excelente momento de aprendizagem e de compartilha de experiencias e competências profissionais, bem como, uma prova inequívoca da determinação das Forças Armadas dos EUA em cooperar com as Forças Armadas de Cabo Verde no cumprimento das suas ingentes tarefas, tendo em consideração a localização estratégica e a dimensão da área marítima sob a jurisdição de Cabo Verde. Deixou palavras de agradecimento a Equipa 3211 pelo esforço e profissionalismo dedicados o período de trabalho e treino com a UOE.
No final, o Chefe do Estado-Maior aproveitou a oportunidade para entregar um brinde ao Embaixador dos EUA, tendo em conta que o mesmo encontra-se em final do seu mandato, como forma de agradecimento e reconhecimento pelo trabalho inestimável realizado em prol das Forças Armadas de Cabo Verde.