Realizou-se, hoje, dia 23 de outubro, a cerimónia de Abertura do Curso de Promoção à Capitão, no auditório do Estado-Maior das Forças Armadas.
Curso de Promoção a Capitão (CPC), tem por finalidade, dotar os oficiais com as competências necessárias para exercer as funções inerentes ao posto de Capitão, principalmente o exercício de funções de Comando ou Chefia de natureza territorial, operacional e de formação, bem como dirigir, coordenar e executar atividades de Estado-Maior relacionadas com o seu nível de responsabilidade
A cerimónia de abertura foi presidida por Sua Excelência a Ministra de Estado e da Defesa Nacional, Dra. Janine Tatiana Santos Lélis, acompanhada pelo Exmo. Sr. Embaixador de Portugal em Cabo Verde, Dr. Paulo Jorge Lourenço e pelo Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Contra-Almirante António Duarte Monteiro.
Durante sua intervenção, a Ministra de Estado e da Defesa Nacional, destacou a cooperação entre Cabo Verde e Portugal, relativamente à Defesa nacional, afirmando que Cabo Verde inicia uma nova etapa na cooperação técnico-militar. Para a Ministra a realização deste curso em Cabo Verde, constitui uma grande vantagem, pois permite que um numero maior de militares tenham acesso a este curso e, ao mesmo nível de conteúdo que teriam no exterior. “Se antes os nossos militares para se capacitarem no posto de Capitão teriam que se deslocar ao exterior, hoje consegue-se realizar a formação aqui em Cabo Verde, garantindo acesso ao mesmo nível de conteúdo que teriam lá fora”. Uma outra grande vantagem, segunda a Ministra, tem a ver com o numero de militares beneficiados, uma vez que antes as vagas disponibilizadas abrangiam uma percentagem menor, pelo que que o curso seja bem aproveitado e que traga bons resultados, no cumprimento das missões. A Ministra aproveitou também o momento para agradecer à cooperação Técnico-Militar Portuguesa, representado pelo embaixador de Portugal em Cabo Verde, que, ressaltou, ainda nas suas antigas funções de diretor Nacional da Politica da Defesa esteve muito proximamente ligada ao Desenho deste curso.
O Embaixador de Portugal em Cabo Verde, Dr. Paulo Jorge Lourenço, destacou, por sua vez, a “densidade” da relação existente entre Cabo Verde e Portugal na área da Defesa Nacional, destacando que as áreas militares e da Defesa Nacional fazem parte da intimidade de qualquer Estado Soberano, e que, portanto, esta relação entre Cabo Verde e Portugal neste setor, espelha o nível de maturidade e de confiança entre os dois países.
O Chefe do Estado-Maior, por sua vez, salientou a importância do curso de Promoção a Capitão para a formação e capacitação dos militares, para poderem estar prontos a atuarem nos mais diversos campos de atuação. Segundo o CEMFA “O principal recurso de qualquer instituição, mormente de uma corporação como as Forças Armadas, com vista ao cumprimento das mais diversas, complexas e ingentes missões a elas adstritas, são os homens e as mulheres que nelas servem. Pois, nenhumas Forças Armadas, por mais equipadas que sejam, de nada servem, se os homens e mulheres que nelas labutam não estiverem devidamente capacitados e preparados para fazer uso dos sofisticados equipados de que dispõem, utilizando uma doutrina sábia, esclarecida e rigorosa, nos diferentes campos de atuação.”
O chefe do Estado-Maior, realçou ainda a importância da cooperação Técnico-Militar, sempre profícua e dinâmica existente entre as Forças Armadas de Cabo Verde e as Forças Armadas Portuguesa, o que permitiu tornar possível a realização deste curso de Promoção a Capitão, pela primeira vez em Cabo Verde, aumentando exponencialmente o universo de oficiais beneficiados com o mesmo.
O Curso de Promoção à Capitão conta com uma equipa de Instrutores Portugueses e Cabo-verdianos, e decorre de 16 de outubro à 15 de dezembro do corrente ano, sob a tutela da Escola Militar.