Cerimônia de Tomada de Posse do Comandante da Primeira Região Militar

Realizou-se hoje, dia 01 de março, a cerimônia de tomada de posse do Major Adilson César Dias Fortes como Comandante da Primeira Região Militar. A referida cerimônia, que aconteceu no Auditório do Edifício do Estado-Maior das Forças Armadas, foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Contra-Almirante António Duarte Monteiro. Durante a sua intervenção, o Chefe do Estado-Maior augurou votos de maiores êxitos ao recém-empossado no exercício de suas novas funções. Ele explicou que as mudanças organizacionais são resultado da evolução da instituição e da necessidade de se adaptar aos desafios atuais. A escolha do Major Adilson Fortes deve-se à sua competência técnico-profissional, dedicação ao serviço e respeito entre os colegas e da estrutura superior das Forças Armadas, que reconhecem nele as qualidades e capacidades técnicas, militares e humanas para assumir essas nobres funções.
“Ao longo do percurso militar, o Major Fortes demonstrou ser um militar responsável, disponível, competente, muito dedicado ao serviço e cumpridor das suas obrigações, tendo granjeado respeito e admiração, tanto por parte dos seus superiores hierárquicos, como de militares de patente igual e inferior”, fundamentou o CEMFA, fazendo alusão às várias funções de “relevância” desempenhadas pelo empossado.
 O Major Adilson César Dias Fortes, em seu discurso, agradeceu a todos os presentes, afirmando que suas presenças conferiram brilho e relevância à cerimônia. Ele também agradeceu ao Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas pela confiança nele depositada, expressando o orgulho e a honra de ter sido escolhido e nomeado para exercer o cargo de Comandante da Primeira Região Militar. Comprometeu-se a dar o melhor de suas capacidades para cumprir com zelo e lealdade as funções a ele confiadas, no estrito respeito pelas leis e regulamentos. Disse ainda que encara com humildade e responsabilidade as funções e que se sente motivado para dar continuidade ao percurso feito até aqui por todos aqueles que no comando da 1ª Região Militar prestaram serviço.
“Farei de tudo para honrar a confiança depositada em mim e asseguro-lhe que pode contar com todo o meu empenho, zelo, obediência e lealdade, e manifesto-lhe minha total disponibilidade para fazer tudo o que for necessário para elevar o nível operacional e administrativo do comando da 1ª Região Militar no cumprimento de suas atribuições”.
Ele acrescentou ainda que, no exercício de suas funções de comandante, irá destacar as condições e o ambiente de trabalho, que, afirma, devem ser de convivência saudável e imbuídos de espírito de camaradagem e entreajuda.
“Juntos, continuaremos a fazer da 1ª Região Militar uma unidade de excelência, disciplinada, organizada e pronta para continuar a caminhada até aqui percorrida coroada de êxitos “, afirmou, destacando sua intenção de apostar na dinamização e reforço da cultura e valores militares, bem como na melhoria das condições de habitabilidade e trabalho. O Major Adilson Fortes substitui no cargo o Capitão-de-navio Alberto Tavares Teixeira, que nos últimos cinco anos desempenhou as funções de comandante da 1ª Região Militar.
 
Estiveram presentes o Chefe da Casa Militar do Presidente da República, os Membros do Conselho Superior de Comandos, os Diretores Técnicos dos Projetos de Cooperação com Portugal, o Presidente do Tribunal Militar de Instância, o Presidente da Fundação Social, entre outros representantes das Forças Armadas e funcionários Civis. Importa dizer que a cerimônia foi transmitida por via telemática para os Comandos da Guarda Costeira e Comando da Primeira Região Militar em São Vicente e no Comando da Segunda Região Militar no Sal.