O Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Contra-Almirante António Duarte Monteiro, acompanhado do seu Diretor de Gabinete, Capitão-de-Navio José Mário Lopes Tavares, participou na 25ª Reunião de Chefes de Estado-Maior-General das Forças Armadas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que aconteceu na Guiné-Bissau, nos dias 20 e 21 de maio.
A referida reunião contou com a participação dos Chefes do Estado-Maior-General das Forças Armadas de Cabo Verde, Guiné-Bissau, Portugal e São Tomé e Príncipe e representantes do Brasil, Guiné-Equatorial, Moçambique e Timor-Leste, um encontro que tem como finalidade a promoção de ações que visam garantir a segurança e a estabilidade dos países da comunidade lusófona.
Os atos de abertura e encerramento foram presididos pelo Ministro da Defesa de Guiné-Bissau, Nicolau dos Santos e pelo Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas da Guiné Bissau, General Biagué Na N´Ta, respetivamente. Numa reunião onde a Guiné-Bissau assumiu a presidência da mesma, que antes era detida por São Tomé e Príncipe.
Os Chefes do Estado-Maior-General e representantes dos Estados-Membros da CPLP realizaram ainda uma visitas de cortesia ao Presidenta da Republica da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló e ao Primeiro-Ministro, Rui Duarte de Barros.
A reunião contou ainda com a participação do Diretor do Centro de Análise Estratégica da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, CAE/CPLP, Coronel Armindo Alcides Garcia Sá Nogueira Miranda.
Durante a sua participação na referida reunião o Chefe do Estado-Maior aproveitou para fazer contatos bilaterais com os Chefes de Estado-Maior-General e representantes dos outros países, com o objetivo de estreitar as relações de cooperação com as Forças Armadas desses países.