CEMFA participa na Conferência dos Chefes de Estado-Maior dos Países Africanos 2024

O Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Contra-Almirante António Duarte Monteiro, acompanhado pela Chefe de Gabinete de Cooperação Militar da Embaixada dos Estados Unidos da América, Lieutenant Commander Jennifer Rajner, participou na Conferência dos Chefes de Estado-Maior dos Estados Africanos (CHOD) de 2024, realizada em Gaborone, Botswana, de 24 a 27 de junho, com a presença de representantes de 35 países do continente africano.
A conferência foi coorganizada pela Força de Defesa do Botswana e pelo Comando Africano dos EUA, representados pelos respetivos Comandantes, Tenente-General Placid Segokgo e General Michael Langley. Estiveram também presentes o Presidente do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos da América, General Charles Brown, e o Presidente do Comité Militar da NATO, Almirante Rob Bauer.
A edição da CHOD de 2024 teve como tema central “Juntos na Muralha: Expandindo a Cooperação, Compartilhando Valores” (Together on the Rampart: Expanding Cooperation, Sharing Values), onde foram apresentadas três palestras e cinco painéis sobre temáticas ligadas ao tema central. O objetivo foi identificar as melhores práticas em matéria de governação do setor da segurança e de relações entre civis e militares, analisar a experiência interagências em operações e partilhar os esforços de segurança regional. Esta edição proporcionou uma oportunidade para altos militares de toda a África discutirem temas como a luta contra o terrorismo, a colaboração na resposta a crises e a importância das relações civis e militares.
O Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas de Cabo Verde participou como orador do Painel 4, sobre o tema “A Experiência Interagências em África”, frisando a importância da colaboração entre agências, bem como a cooperação e o apoio de parceiros internacionais para mitigar eficazmente os riscos e combater as ameaças. A partilha de informação, a formação conjunta, os procedimentos harmonizados e a liderança colaborativa foram destacadas como cruciais para o sucesso de qualquer operação.
Adicionalmente, o Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas de Cabo Verde realizou três reuniões bilaterais, cujo foco foi o fortalecimento da cooperação militar e a discussão de iniciativas conjuntas de segurança.
O ato de abertura foi presidido pelo Presidente do Botswana, Dr. Mokgweetsi Masisie, e o ato de encerramento foi conduzido pelos respetivos Comandantes da Força de Defesa do Botswana e da AFRICOM.