Participação das Forças Armadas de Cabo Verde na Campanha de Combate à Dengue

 
No âmbito da Campanha Intra-domiciliária promovida pelo Ministério da Saúde, contra a proliferação do mosquito causador da dengue, e em resposta ao pedido da Direção Nacional de Saúde para o apoio das Forças Armadas nesta iniciativa, as Forças Armadas de Cabo Verde têm destacado, desde o dia 17 de junho, cerca de 80 militares diariamente, distribuídos em diferentes zonas da cidade da Praia.
A Direção Nacional de Saúde, através do Programa Nacional de Luta contra Doenças de Transmissão Vetorial, realizou, nos dias 17 e 18 de junho, no Comando da Terceira Região Militar, no Quartel de Achada Mato, uma formação para 80 militares do referido Comando e do Comando da Guarnição do Estado-Maior das Forças Armadas. Esses militares apoiaram as equipas de saúde na campanha de pulverização intra-domiciliária na cidade da Praia, que teve início no dia 19 de junho e término no dia 10 de julho.
O envolvimento dos militares nesta ação, em apoio às Autoridades Sanitárias, representa mais uma valiosa contribuição das Forças Armadas à Nação Cabo-verdiana. Trata-se de uma causa nobre que requer o envolvimento de todos. A campanha visa reforçar a pulverização dentro das casas na cidade da Praia e, sobretudo, alertar a população, instituições e todas as entidades competentes para desenvolverem ações que eliminem qualquer criadouro de mosquitos. Esta iniciativa também é um momento para reforçar a solidariedade e a cooperação com outras instituições, sob o lema “Um Djunta Mon”. Nesta missão, as Forças Armadas têm demonstrado, mais uma vez, o seu elevado sentido de missão, entrega, disciplina, prontidão e patriotismo, valores que norteiam a atuação dos integrantes da Instituição Castrense Cabo-verdiana.