Realizou-se, hoje, 07 de agosto de 2024, no Auditório do Estado-Maior das Forças Armadas a cerimónia de abertura do Primeiro Curso de Promoção a Sargento-Chefe, evento que marca um momento significativo na capacitação dos militares da classe de sargento nas Forças Armadas de Cabo Verde.
O curso, que hora se inicia decorrerá na Escola Militar das Forças Armadas e estenderá até 4 de outubro e está sendo ministrado por instrutores portugueses e cabo-verdianos, no âmbito da colaboração entre Cabo Verde e Portugal, refletindo a forte cooperação técnico-militar entre os dois países e a contínua busca, por excelência, na formação dos quadros militares nacionais.
O Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Contra-Almirante António Duarte Monteiro, enfatizou a importância da cooperação técnico-militar com Portugal, crucial para a formação dos quadros militares cabo-verdianos. Destacou a relevância da colaboração internacional na capacitação e modernização das Forças Armadas, e sublinhou a necessidade de formação contínua para o cumprimento das missões a nível nacional e internacional.
Este curso, o primeiro do seu tipo realizado em Cabo Verde, foi desenvolvido em colaboração com Portugal, como parte do Programa-Quadro de Cooperação Técnico-Militar Portugal-Cabo Verde 2021-2026 e tem como objetivo dotar os sargentos de conhecimentos e competências necessárias para o exercício de suas funções, promovendo a liderança, gestão de recursos e habilidades técnicas.
O Contra-Almirante Monteiro afirmou que o sucesso deste curso piloto abrirá caminho para sua replicação em outros países. Ele expressou gratidão à Escola Militar e a todos os envolvidos na organização, destacando a importância das parcerias internacionais. Concluiu desejando uma formação bem-sucedida aos participantes, incentivando-os a se dedicarem e a aprenderem com empenho, visando o sucesso na conclusão desta etapa formativa e um melhor serviço à Nação e às Forças Armadas.
Por sua vez, o Encarregado de Negócios da Embaixada de Portugal em Cabo Verde, Dr. Nuno Félix, realçou a importância da cooperação militar para promover o enriquecimento de conhecimento e a aquisição de novas competências, fortalecendo assim as Forças Armadas de Cabo Verde. Prossegui, afirmando que está ciente de que o curso de promoção a Sargento-Chefe será exigente, pois também são exigentes os desafios que se colocam às Forças Armadas, e acredita que, no final, todos os formandos e formadores, sairão enriquecidos com esta experiência.
Dr. Nuno Félix destacou ainda o compromisso contínuo de Portugal em apoiar na capacitação e desenvolvimento dos militares cabo-verdianos. Ele reiterou a disponibilidade de Portugal em apoiar futuras formações no âmbito do Programa-Quadro de Cooperação Técnico-Militar Portugal-Cabo Verde, enfatizando a importância de uma formação contínua e de alta qualidade. Concluiu destacando que esta formação permitirá às Forças Armadas encarar o futuro com renovadas capacidades e confiança.
A cerimónia foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Contra-Almirante António Duarte Monteiro, acompanhado por diversas autoridades, incluindo o Encarregado de Negócios da Embaixada de Portugal em Cabo Verde, Dr. Nuno Félix, o Diretor Nacional da Polícia Nacional e o Diretor Nacional da Polícia Judiciária, entre outros convidados.