Visita Oficial do Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas ao Comando da Segunda Região Militar na Ilha do Sal

O Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas (CEMFA), Contra-Almirante António Duarte Monteiro, realizou de 19 a 21 de agosto, uma visita oficial ao Comando da Segunda Região Militar, localizado na ilha do Sal, acompanhado por sua comitiva, que incluiu o Assessor Militar, Capitão-de-Navio Silvino Chantre, e o Assessor Jurídico, Capitão Silvino Semedo.
A visita, marcada pela calorosa receção do Comandante da Região, Major Álvaro Flor da Luz, e dos respetivos efetivos, teve como finalidade verificar, in loco, o estado de arte do Comando, o cumprimento das missões decorrentes do plano de atividades aprovado, bem como avaliar a implementação das medidas constantes na Diretiva Estratégica do CEMFA 2022-2025.
Durante a visita, o CEMFA percorreu as instalações do Comando, Destacamento de Monte Grande, Destacamento de Radar, Delegação da Fundação Social e o Destacamento da Guarda Costeira em Palmeira. Em cada uma dessas etapas, teve a oportunidade de se inteirar das atividades desenvolvidas e dos desafios enfrentados pelos militares no exercício de suas funções.
O ponto alto da visita foi a inauguração da nova Oficina Auto, um marco significativo que representa o contínuo investimento nas capacidades operacionais das Forças Armadas. Na ocasião, o Contra-Almirante Monteiro dirigiu-se aos efetivos com palavras de profundo reconhecimento e encorajamento, sublinhando o compromisso, a dedicação e o profissionalismo que têm sido demonstrados no cumprimento das missões atribuídas.
Em sua mensagem, o CEMFA enalteceu o papel fundamental do Comando da Segunda Região Militar na defesa e segurança do país, enfatizando a abnegação e o espírito de sacrifício que caracterizam os militares daquela Região Militar. Reconheceu o esforço e a dedicação dos efetivos, destacando a elevada competência e a organização exemplar observadas durante toda a visita.
O CEMFA realçou a dinâmica positiva que tem sido promovida pelo Comando e seus efetivos, exortando-os a manterem o elevado padrão de excelência, mesmo diante das adversidades. Aos militares em Serviço Militar Obrigatório, expressou um reconhecimento especial, louvando-os pelo nobre serviço prestado à Nação e às Forças Armadas, incentivando-os a prosseguir com determinação e orgulho nesta jornada de serviço à pátria.
Na sua visita ao Destacamento da Guarda Costeira em Palmeira, o CEMFA verificou as condições funcionais e habitacionais das instalações que albergam o efetivo, do meio naval destacado para a ilha e interagiu diretamente com os militares destacados. Mais uma vez, reforçou a importância vital do trabalho desempenhado por estes profissionais na proteção das águas territoriais de Cabo Verde, destacando a sua competência e o compromisso inabalável para com a defesa do país.
A visita foi concluída com a assinatura do livro de honra do Comando da Segunda Região Militar.