O Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas (CEMFA), Contra-Almirante António Duarte Monteiro, deu início, no dia 26 de agosto, a uma série de visitas estratégicas aos Comandos e Serviços das Forças Armadas na Ilha de Santiago. Estas visitas têm como objetivo principal verificar in loco, o estado de arte dos Comandos e Serviços, o cumprimento das missões decorrentes dos planos de atividades aprovados, bem como avaliar a implementação das medidas constantes na Diretiva Estratégica do CEMFA 2022-2025.
Durante estas visitas, o CEMFA contou com a presença dos Comandantes e Diretores responsáveis pelos respetivos comandos e serviços. A agenda incluiu a inspeção detalhada das infraestruturas, verificação do estado dos equipamentos e a obtenção de informações sobre as necessidades e desafios enfrentados por cada unidade, por meio de apresentações abrangentes sobre a situação atual de cada comando e serviço.
No primeiro dia, 26 de agosto, o CEMFA concentrou-se nos comandos localizados no Edifício do Estado-Maior das Forças Armadas, onde visitou o Comando da Guarda Nacional, a Inspeção das Forças Armadas, a Direção de Informações Militares, o Comando da Logística e o Comando do Pessoal.
As atividades prosseguiram no dia 27 de agosto, no Quartel Eugénio Lima, com visitas à Oficina Central das Forças Armadas, à Direção de Comunicações, ao Centro de Saúde das Forças Armadas (Policlínica Militar), ao Tribunal Militar de Instância, ao Promotor de Justiça, à Unidade de Operações Especiais, à Escola Militar, à Unidade Fabril e aos Armazéns dos Comandos da Logística e da Guarnição.
O dia 28 de agosto foi dedicado à sede da Fundação Social das Forças Armadas e suas dependências, incluindo o Destacamento e a Granja de Fontes de Almeida. Nesse mesmo dia, o CEMFA visitou o Comando da Esquadrilha Aérea, o Centro de Operações de Segurança Marítima (COSMAR) e o Destacamento da Guarda Costeira no Plateau.
Essas visitas são um reflexo do compromisso contínuo da liderança das Forças Armadas com a melhoria das condições de trabalho, a valorização dos recursos humanos e a manutenção da prontidão operacional em prol da segurança nacional.
Em suas mensagens aos Comandantes e Diretores, o CEMFA destacou os ganhos alcançados e expressou a sua satisfação com o trabalho realizado, tendo destacado o esforço incansável de todos em cumprir as missões, mesmo diante das adversidades conjunturais ligadas aos recursos humanos, financeiros e materiais.