Hoje, 9 de novembro, as Forças Armadas de Cabo Verde realizaram feiras de saúde a nível nacional como parte das celebrações do Dia Nacional de Defesa, comemorado anualmente no dia 6 de novembro. As feiras de saúde tiveram como objetivo fortalecer a imagem da instituição e aproximar as Forças Armadas da comunidade, promovendo a integração e a colaboração, além de incentivar a promoção e prevenção da saúde pública, sensibilizando a população sobre o acesso aos cuidados de saúde e a importância de hábitos de vida saudáveis. A iniciativa também visou conscientizar sobre a relevância da saúde no contexto da Defesa Nacional.
Nessas feiras, foram disponibilizados ao publico os serviços de medição de glicemia e pressão arterial, testes de HIV, dengue e malária, além de despiste de hipertensão e diabetes. Também foram oferecidas consultas de nutrição, odontologia e clínica geral para orientação e cuidados básicos de saúde. Como parte do compromisso social, foram distribuídas cestas básicas a famílias em situação de vulnerabilidade e demonstração de técnicas militares, em algumas localidades.
As atividades ocorreram na zona de Ribeira Bote, em São Vicente, na zona de São Paulo em Santa Maria, na ilha do Sal, e em Praia Baixo, no concelho de São Domingos, em Santiago. As ações contaram com o apoio das Delegacias de Saúde de São Vicente, Sal e São Domingos, da CCS-SIDA, de estudantes da Universidade do Mindelo e do Hospital Ramiro Figueiredo do Sal, evidenciando o espírito de cooperação e envolvimento de várias instituições para o sucesso dessas feiras de saúde.