Realizou-se hoje, 17 de novembro, no Centro de Instrução Militar do Morro Branco, a cerimónia de Ratificação do Juramento à Bandeira Nacional dos soldados da 2ª Incorporação Militar de 2024. O evento foi presidido pela Ministra de Estado e da Defesa Nacional, Dra. Janine Tatiana Santos Lélis, contando também com a presença do Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Contra-Almirante António Duarte Monteiro, entre outros convidados militares e civis.
Na sua intervenção, a Ministra da Defesa Nacional apelou aos jovens soldados para que aproveitem as diversas oportunidades oferecidas pelas Forças Armadas, destacando o Programa Soldado Cidadão, atualmente revisto e em implementação. Realçou que, em 2023, cerca de 130 militares concluíram cursos profissionais e que, neste ano, 153 já estão inscritos, com uma taxa de aproveitamento anual superior a 90%.
Reiterando a importância do Serviço Militar Obrigatório, sublinhou que este é fundamental para a continuidade e existência das Forças Armadas, bem como para a Defesa Nacional e o desenvolvimento do país. Nesse sentido, afirmou que esforços significativos estão sendo feitos para reforçar, tornar mais eficaz e atrativo o Serviço Militar Obrigatório.
A Ministra da Defesa Nacional enumerou reformas em curso que visam melhorar as condições de prestação do serviço militar, entre elas a inauguração de um novo centro de saúde militar e a implementação de uma nova Tabela de Perfis Psicofísicos e de Inaptidão, garantindo um processo de seleção mais rigoroso. Anunciou ainda a aprovação de uma nova organização para o Serviço de Saúde militar, com o objetivo de desenvolver as competências da Direção do Serviço de Saúde, da Policlínica Militar, do Serviço Clínico, do Serviço de Enfermagem e dos Centros de Saúde Militar.
O Diretor do Centro de Instrução Militar do Morro Branco, Major José Paris Morais, fez um balanço da incorporação, informando que participaram 319 recrutas, incluindo 10 do sexo feminino, submetidos a um recrutamento de dez semanas, dividido em duas fases: Preparação Militar Básica e Especialização. As especialidades incluíram Polícia Militar (com valências em Transmissões e Socorrismo de Combate), Fuzileiros Navais e Marinheiros.
Durante a cerimónia, foram premiados e enaltecidos publicamente os melhores classificados de cada especialidade, assim como a melhor recruta feminina. A segunda parte da cerimónia foi marcada por demonstrações das técnicas militares adquiridas pelos soldados ao longo do período de formação, evidenciando o elevado nível de preparação alcançado.