O Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas (CEMFA), Contra-Almirante António Duarte Monteiro, louvou o Coronel Casimiro Moreno Tavares pelos seus mais de 37 anos de serviço prestados às Forças Armadas de Cabo Verde. O CEMFA destacou a dedicação incansável do Coronel Tavares à causa militar, sua conduta exemplar fundamentada em virtudes militares e profissionalismo, e o profundo respeito conquistado junto a seus pares, superiores e subordinados.
Além disso, realçou as qualidades militares e humanas que marcaram a trajetória do Coronel Tavares, que ocupou importantes funções, como Regente da Banda Militar, Comandante da Segunda Região Militar, Presidente da Fundação Social das Forças Armadas, Chefe da Casa Militar da Presidência e Comandante da Guarda Nacional.
Por sua vez, ao usar da palavra, o Coronel Casimiro Moreno Tavares agradeceu aos militares e funcionários civis que estiveram ao seu lado nos diferentes comandos ao longo de sua carreira. Manifestou sua satisfação por passar à reserva com o sentido de dever cumprido, não apenas pelas contribuições que deu às Forças Armadas, mas também por deixar uma instituição fortalecida e composta por militares capazes de dar continuidade ao trabalho realizado.