CEMFA apresenta cumprimentos de Ano Novo à Ministra da Defesa Nacional

O Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas (CEMFA), Contra-Almirante António Duarte Monteiro, acompanhado de uma delegação militar composta por Oficias, Sargentos, Praças, Funcionários Civis e Pupilos, apresentou, no dia 8 de janeiro, os cumprimentos de Ano Novo a Ministra de Estado e da Defesa Nacional, Dra. Janine Tatiana Santos Lélis,
Ao usar da palavra, o CEMFA desejou um ano feliz e próspero, repleto de realizações para a Ministra da Defesa, aos seus colaboradores e às suas respetivas famílias. Fez um balanço das conquistas e atividades do ano transato, destacando os avanços significativos no fortalecimento das capacidades operacionais e na modernização das Forças Armadas, assim como treinos e formações. Ressaltou ainda os desafios enfrentados e as importantes parcerias que foram estabelecidas no último ano, essenciais para o crescimento das Forças Armadas de Cabo Verde. Reafirmou o compromisso de trabalhar em estreita colaboração com o Ministério da Defesa Nacional, visando a construção de uma instituição castrense ainda mais forte e alinhada às necessidades do país, pronta para enfrentar os desafios futuros.
Durante o encontro, a Ministra da Defesa destacou as realizações significativas já alcançadas no setor da defesa, enfatizando a visão estratégica que norteia cada uma delas. Realçou que estão a trabalhar para uma verdadeira reforma. Coisas novas, inovadoras, desafiantes, que implicam muita articulação e engajamento para alcançar esses resultados.
Entre os principais pontos abordados, a Ministra da Defesa salientou a necessidade de um plano abrangente de formação para as Forças Armadas, assegurando a capacitação necessária para responder de forma eficaz às demandas essenciais do país. Nesse sentido, mencionou a introdução do “poder aéreo” por meio de uma nova aeronave, destacando o trabalho em curso para que esta seja reconhecida como uma aeronave do Estado. Essa iniciativa está alinhada com o novo Conceito Estratégico de Defesa, que promove o uso dual das capacidades do Estado.
A Ministra da Defesa também sublinhou a importância de iniciativas que aproximam as Forças Armadas da sociedade, como os programas “Soldado por um Dia” e “o Programa Soldado Cidadão,” que evidenciam a importância da instituição para o país.