
O Comandante da Guarda Costeira participa, de 25 a 27 de fevereiro, na 4ª Reunião dos Comandantes das Marinhas e Guardas Costeiras dos Países da CEDEAO, que está sendo realizado em Cabo Verde, no Hotel Pestana Trópico. A cerimónia de abertura foi presidida pela Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Dra. Miryan Djamila Sena Vieira.
Durante os três dias de trabalho, serão abordados os desafios críticos à segurança marítima e elaborar estratégias para o fortalecimento da cooperação regional, para reafirmar coletivamente o compromisso inabalável dos estados membros com a proteção e a segurança das águas da África Ocidental. A reunião envolve os representantes da Comissão da CEDEAO, dos centros marítimos da comunidade, dos Chefes de Estado-Maior da Marinha/Comandantes das Guardas Costeiras dos estados-membros e seus chefes de operações, discutir questões críticas de segurança marítima na região.
Ainda serão abordadas problemáticas relativas às implicações financeiras e operacionais da plataforma de partilha de informações do Sistema de Informação Regional da Arquitectura de Yaoundé (YARIS, na sigla em inglês).
No seu discurso durante a abertuta da reunião o Comandante da Guarda Costeira disse que a reunião do Subcomité da CEDEAO de Comandantes das Marinhas e Guardas Costeiras representa uma oportunidade crucial para fortalecer a cooperação regional e enfrentar desafios críticos à segurança marítima. Destacou o compromisso coletivo com a proteção das águas da África Ocidental e a necessidade de estratégias coordenadas para combater ameaças como pirataria, tráfico ilícito e pesca ilegal.
Concluiu afirmando que, por meio de esforços conjuntos e contínuos, será possível garantir a segurança marítima da região e maximizar o potencial da economia azul, promovendo o desenvolvimento sustentável e a estabilidade dos países da CEDEAO.