Encerramento do Curso de Controlo de Tumultos reforça Capacidades Operacionais das Forças Armadas de Cabo Verde

Realizou-se, hoje dia 28 de fevereiro, a cerimónia de encerramento do Curso de Controlo de Tumultos, no Comando da Terceira Região Militar. O evento presidido pelo Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas (CEMFA), Contra-Almirante António Duarte Monteiro, contou com a presença do Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME) de Portugal, General Eduardo Manuel Braga da Cruz Mendes Ferrão, que se encontra em visita oficial a Cabo Verde, visita que reforça os laços de cooperação entre os dois países no domínio da Defesa.
O curso, iniciado no dia 3 de fevereiro, foi ministrado por uma equipa de instrutores do Exército Português, com o objetivo de capacitar Oficiais, Sargentos e Praças da Guarda Nacional em técnicas e táticas de Controlo de Tumultos, preparando-os para atuar em operações de manutenção da ordem pública.
No seu discurso o CEMFA iniciou destacando a relevância da visita do General Mendes Ferrão, CEME de Portugal, como reflexo do compromisso entre Cabo Verde e Portugal na área da defesa e segurança. Enfatizou que essa parceria tem sido muito importante para a formação militares Cabo-Verdianos e que impulsiona projetos estruturantes na cooperação técnico-militar.
O CEMFA destacou ainda a relevância do Curso de Controlo de Tumultos, encerrado nesta ocasião, sublinhando sua importância para a capacitação das forças militares na gestão da ordem pública. Ressaltou que a formação será expandida para outras regiões militares, consolidando a preparação das Forças Armadas de Cabo Verde para desafios internos e missões internacionais.
Por fim, expressou profundo reconhecimento às entidades e personalidades envolvidas na organização do curso, incluindo o Comando do Pessoal, o Comando da Logística, o Comando da Terceira Região Militar, a Fundação Social das Forças Armadas, os responsáveis pelos projetos de cooperação com Portugal e, em especial, os instrutores portugueses, cujo contributo foi determinante para o êxito da formação.
O Diretor Técnico do Projeto 1, no âmbito da Cooperação Técnico-Militar entre Cabo Verde e Portugal, destacou a longa trajetória de cooperação entre os dois países, evidenciando o crescimento institucional e o fortalecimento das relações bilaterais. Reconheceu o trabalho incansável dos formadores, que desafiaram os formandos a superarem seus limites, ressaltou o orgulho dos instrutores pelos resultados alcançados e incentivou os formandos a seguirem no caminho da excelência, tanto em futuras formações como no desempenho de missões operacionais.
O evento contou ainda com momentos de demonstração prática das competências adquiridas pelos formandos, evidenciando a aplicação das técnicas assimiladas ao longo da formação.