Forças Armadas realizam cerimónia de abertura da Reunião do Conselho Superior de Comandos Alargada 2025

Deu-se início, na manhã desta quinta-feira, 6 de março de 2025, à Reunião do Conselho Superior de Comandos Alargada aos Diretores de Serviços e Equiparados. O evento, que decorre nos dias 6 e 7 de março, no Auditório do Edifício do Estado-Maior das Forças Armadas, na Cidade da Praia, teve sua cerimónia de abertura presidida pela Ministra de Estado e da Defesa Nacional, Dra. Janine Tatiana Santos Lélis, e contou com a presença de diversos convidados militares e civis.
Na sua intervenção, o Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas (CEMFA), Contra-Almirante António Duarte Monteiro, deu as boas-vindas aos participantes e expressou seu agradecimento à Ministra de Estado e da Defesa Nacional por ter aceitado o convite para presidir à cerimônia de abertura. Realçou que o fórum tem como objetivo analisar e avaliar as principais realizações do ano anterior, refletir sobre as lições aprendidas e, de forma conjunta e colaborativa, definir as metas a serem alcançadas no ano em curso.
O CEMFA destacou os documentos estratégicos que foram aprovados e que são fundamentais para garantir uma atuação eficaz das Forças Armadas no cumprimento de suas missões. Ele destacou os avanços nas áreas de saúde, a participação em diversos exercícios nacionais e internacionais, entre outras conquistas. Além disso, falou sobre os desafios enfrentados pela instituição, com ênfase na fraca adesão dos jovens ao serviço militar.
Por fim, desejou uma jornada profícua, que possibilite a definição de estratégias robustas e soluções eficazes para o fortalecimento da instituição e para o reforço da segurança e estabilidade do país.
Por sua vez, a Ministra de Estado e da Defesa Nacional destacou a importância de apresentar resultados e de cumprir as reformas pendentes após a publicação do Conceito Estratégico de Defesa Nacional. Ela enfatizou a necessidade de concluir a planificação para a Lei de Programação Militar e o Conceito Estratégico Militar, que são essenciais para uma nova visão da organização das Forças Armadas, mais assertiva e eficaz nas suas missões.
A Ministra de Estado e da Defesa Nacional reforçou que o objetivo do Governo é fortalecer as Forças Armadas, garantindo mais confiança e assertividade nas suas missões. Destacou as ações externas que visam aumentar as capacidades das Forças Armadas, incluindo o financiamento para a manutenção do Navio Guardião, um memorando com Luxemburgo para o desenvolvimento de capacidades de drones, e o avanço da implementação da aeronáutica militar. Medidas essas que visam melhorar a capacidade de resposta das Forças Armadas e reforçar a segurança marítima e que nos traz uma valoração estratégica para a região.
A Reunião do Conselho Superior de Comandos prossegue até sexta-feira, 7 de março, com debates sobre temas essenciais para o funcionamento e desenvolvimento das Forças Armadas de Cabo Verde. O encerramento oficial do evento será presidido pelo CEMFA, Contra-Almirante António Duarte Monteiro, do dia 7 de março.