
Nos dias 25 e 26 de março de 2025, em Stuttgart, Alemanha, realizou-se a Reunião de Coordenação entre Cabo Verde e os Estados Unidos (CCM), um evento que teve como principal objetivo o fortalecimento da cooperação militar entre as Forças Armadas de Cabo Verde (FACV) e o Comando dos Estados Unidos para África (USAFRICOM).
A delegação de Cabo Verde, chefiada pelo Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas e integrada pelo Diretor Nacional de Defesa, Comandante da Guarda Nacional e pelo Comandante da Esquadrilha Naval, enfatizou que a sua geografia arquipelágica define suas prioridades de defesa. Nesse contexto, foram abordados temas cruciais como segurança marítima, inteligência, desenvolvimento de capacidades institucionais e combate a ameaças transnacionais, incluindo o tráfico ilícito, a migração irregular e a pesca ilegal.
Com cerca de 10.000 navios e embarcações transitando anualmente por sua Zona Económica Exclusiva (ZEE) e aproximadamente 59.000 sobrevoos em sua Região de Informação de Voo (FIR) Oceânica, Cabo Verde reafirma sua posição como um ponto estratégico vital para a estabilidade regional. Para enfrentar os desafios decorrentes dessa posição, foram apresentadas iniciativas em curso, tais como a reparação do Navio-Patrulha GUARDIÃO e da embarcação REI, bem como a aquisição de uma aeronave, com vista a potenciar a capacidade operacional da Guarda Costeira.
Ao longo dos dois dias de trabalho, ambas as partes reafirmaram o compromisso com o aprofundamento da parceria estratégica, visando a estabilidade regional e a consolidação de uma cooperação de longo prazo. As discussões também contemplaram o aprimoramento da segurança marítima, o fortalecimento da capacidade institucional militar, por meio da formação e do treino especializado, entre outros, para enfrentar os desafios decorrentes da posição geostratégica de Cabo Verde, aliada à sua extensa Zona Económica Marítima.
Esta reunião reforça o papel de Cabo Verde como um parceiro estratégico confiável e ativo na promoção da segurança e estabilidade no Atlântico, consolidando os esforços conjuntos para o fortalecimento da defesa e da soberania nacional.