CEMFA recebe visita de cortesia de Contra-Almirante Braz de Souza da Marinha do Brasil

O Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas de Cabo Verde (CEMFA), Contra-Almirante António Duarte Monteiro, recebeu hoje, 7 de maio, uma visita de cortesia do Contra-Almirante Antonio Braz de Souza, Comandante da 1ª Divisão da Esquadra e do Grupo-Tarefa da Marinha do Brasil, e do Capitão de Fragata Gustavo Almeida Matos de Carvalho, Comandante da Fragata “Defensora” F41, que se encontram em Cabo Verde no âmbito do Exercício OBANGAME EXPRESS 2025.
A delegação brasileira incluiu ainda o Capitão-de-Mar-e-Guerra Alexandre Pereira da Silva, Adido de Defesa, Naval, do Exército e Aeronáutico junto da Embaixada do Brasil em Cabo Verde.
Este encontro reforça os laços de amizade e colaboração entre as Forças Armadas de Cabo Verde e a Marinha do Brasil, no âmbito da segurança e estabilidade marítima.
A Fragata “Defensora” F41, da Marinha do Brasil, atracou no Porto da Praia no dia 3 de maio, onde permanecerá até o dia 9, regressando ao país entre os dias 16 e 19 de maio. A escala faz parte da missão do navio que partiu da Base Naval do Rio de Janeiro no dia 18 de abril para participar dos Exercícios OBANGAME EXPRESS 2025 e GUINEX V.
A presença da Marinha do Brasil na região tem como objetivo reforçar a cooperação com os países do Golfo da Guiné, promovendo ações de capacitação, assessoria e treinos voltadas ao combate à pirataria, tráfico de drogas e de pessoas, e outras ameaças à segurança marítima.