
No âmbito da formação “Rule of Law” (Promoção do Estado de Direito no Domínio Marítimo), decorreu no Porto da Praia, um Exercício de Abordagem Marítima inserido nas atividades do OBANGAME EXPRESS 2025 (OE25).
O exercício liderado pela INTERPOL e pela UNODC consistiu numa simulação de interceção e abordagem a uma embarcação de pesca artesanal, suspeita de envolvimento em tráfico de substâncias ilícitas. O exercício contou com o empenho de uma lancha da Fragata Defensora (F41), da Marinha do Brasil, evidenciando a cooperação operacional entre países participantes do OE25.
Assistiram a esse exercício 51 representantes nacionais e internacionais, oriundos de países membros da Arquitetura de Yaoundé e de nações parceiras, no quadro do OE25. Esta iniciativa reflete o compromisso com o reforço das capacidades de resposta a ameaças transnacionais no domínio marítimo, com especial enfoque no combate ao tráfico ilícito de drogas.
Após o exercício, os formandos tiveram ainda a oportunidade de acompanhar mais uma demonstração operacional a bordo da Fragata Defensora (F41), da Marinha do Brasil, seguida de uma visita guiada ao navio.
Esta ação insere-se nos objetivos estratégicos do OBANGAME EXPRESS 2025, promovendo a cooperação regional, o intercâmbio de boas práticas e o fortalecimento da segurança marítima no Golfo da Guiné.