Recrutas do CIMMB avançam para a 2ª Fase de Instrução Militar

O Centro de Instrução Militar do Morro Branco (CIMMB) deu hoje, segunda-feira, o pontapé de partida para a fase de especialidade, a segunda e crucial etapa da instrução militar da 2ª Incorporação de 2025. Esta nova fase marca a transição de 293 recrutas, incluindo nove jovens mulheres, após um intenso ciclo de aprendizagem, da fase de Preparação Militar Geral para a fase de especialidade.
As últimas três semanas foram caracterizadas por um ritmo elevado de atividades, onde os jovens moldaram a sua disciplina, resistência física e espírito de corpo. A primeira fase, centrada no Programa Militar Geral (PMG), abrangeu um leque diversificado de instrução, preparando os recrutas para os desafios do serviço.
No domínio do Ensino Moral, Cívico e Militar (EMCM), os instruendos reforçaram o seu sentido de patriotismo e dever militar. A Educação Física Militar testou a sua capacidade física e mental através de provas como velocidade, força, corrida contínua, Marcor (Marcha e corrida), Ginástica de Aplicação Militar (GAM), superação de pista de obstáculos e defesa pessoal.
A instrução de Ordem Unida (OUN) garantiu a coesão e coordenação essenciais às formações. Já no módulo de Armamento e Tiro (ATI), os recrutas tiveram as suas primeiras sessões práticas de tiro, aprimorando a precisão e a segurança no manuseamento de armas.
A preparação para cenários de emergência também foi uma prioridade, no módulo de Saúde, Higiene e Primeiros Socorros (SHS), foram realizados testes para o Curso de Socorrismo. Simultaneamente, o módulo de Transmissões (TMS) aprofundou a compreensão da importância estratégica das comunicações militares.
Um dos pontos altos da instrução foram as sessões de Técnica Individual de Combate (TTI e TIC), que colocaram os militares em cenários simulados, ensinando movimentação tática, progressão em terreno e atuação em patrulhas, com ênfase no trabalho de equipa e discrição.
A primeira fase culminou com o exercício prático do Batalhão de Instrução “Galé da 2ª INC 2025”, que consolidou os conhecimentos de combate e encerrou o ciclo do PMG com elevado empenho. A Avaliação de Desempenho (AVD) constante permitiu monitorizar o progresso individual e coletivo ao longo das semanas.
Em paralelo à instrução técnica, os recrutas participaram em palestras vitais de caráter preventivo e educativo, abordando temas como Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e o Uso abusivo do álcool e outras drogas, reforçando valores de responsabilidade e autocontrolo cruciais para a vida militar. A apresentação do Curso de Marinharia e os testes de admissão às especialidades deram aos jovens uma visão das futuras áreas de atuação nas Forças Armadas.
O compromisso da liderança das FACV com a formação e o bem-estar dos militares foi sublinhado pela recente visita do Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas (CEMFA), Contra-Almirante António Duarte Monteiro, ao centro, onde acompanhou os trabalhos de reabilitação das instalações.
Com a entrada na fase de especialidade, os 293 recrutas seguem firmes no seu propósito de honrar o uniforme e servir Cabo Verde com a disciplina, coragem e dedicação à Pátria que já demonstraram e rumo à consolidação dos valores e competências que moldarão o seu percurso nas Forças Armadas de Cabo Verde.