
As Forças Armadas de Cabo Verde realizaram, esta sexta-feira, 17 de outubro, no Auditório do EMFA, a cerimónia de encerramento do Curso de Operadores de Sistemas Aéreos Não Tripulados (Drones), promovido no âmbito da cooperação no Domínio da Defesa entre os Ministérios da Defesa Nacional de Cabo Verde e de Portugal. O ato foi presidido pelo Comandante do Pessoal, Tenente-Coronel José Lopes de Almeida, em representação de Sua Excelência o Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Contra-Almirante António Duarte Monteiro.
O momento alto da cerimónia foi a entrega dos certificados de conclusão, simbolizando o reconhecimento pelo esforço, empenho e excelência demonstrados pelos formandos ao longo do curso.
Ao fazer o uso da palavra, o Comandante do Pessoal, Tenente-Coronel José Lopes de Almeida, destacou que o curso constitui um exemplo da excelente cooperação no domínio da Defesa entre Cabo Verde e Portugal, uma parceria sólida e duradoura. Expressou ainda agradecimento aos instrutores portugueses, pelo profissionalismo, espírito de partilha e contributo técnico prestado durante a formação, e enalteceu o empenho e a dedicação dos formandos, desejando que possam ser multiplicadores de capacidades no seio da instituição castrense.
Em representação dos formandos, o Major Filomeno Duarte realçou que o curso é um marco na modernização das Forças Armadas de Cabo Verde, refletindo uma postura proativa perante os desafios tecnológicos e valorizando as parcerias internacionais. Também interveio o Diretor Técnico do Projeto 1, Coronel Eduardo Nunes da Silva, que reforçou a relevância da cooperação internacional e da formação contínua no fortalecimento das capacidades das Forças Armadas de Cabo Verde.
Durante cinco dias de formação intensiva, 12 militares do Comando da Guarda Nacional foram capacitados com conhecimentos teóricos e práticos sobre regulamentação, segurança operacional e voo de sistemas aéreos não tripulados de asa rotativa. O curso incluiu ainda exercícios de voo em ambiente de treino e operacional, proporcionando aos formandos a consolidação de competências técnicas fundamentais para o emprego de drones em missões militares e de segurança.