Cumprimentos de Ano Novo das Forças Armadas à Ministra da Defesa Nacional

O Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas (CEMFA), Contra-Almirante Manuel António Pereira Semedo, acompanhado de uma delegação militar composta por Oficiais, Sargentos, Praças, Colaboradores Civis e Pupilos, apresentou, no dia 06 de janeiro de 2026, os cumprimentos de Ano Novo à Ministra de Estado e da Defesa Nacional, Dr. Janine Tatiana Santos Lélis.
Na sua intervenção, o CEMFA endereçou votos de um feliz e próspero Ano Novo à Ministra e sua digníssima família, extensivos aos seus colaboradores e respetivas famílias. Enalteceu o empenho e a dedicação da Ministra no fortalecimento da Instituição Castrense, reafirmando o compromisso firme dsa Forças Armadas no cumprimento das missões que lhe são atribuídas, mesmo perante cenários cada vez mais complexos e desafiantes no domínio da defesa e da segurança.
O CEMFA fez um balanço do ano de 2025, destacando a participação das Forças Armadas em exercícios nacionais e internacionais, o apoio prestado à população em situações de emergência. Realçou ainda o investimento contínuo na formação e capacitação dos efetivos, a cooperação com diversas instituições. Para o ano de 2026, os objetivos incluem o reforço da prontidão e das capacidades operacionais, a valorização dos recursos humanos e a plena operacionalização dos novos meios navais e aéreos. Terminou reiterando o reconhecimento e agradecimento pelo apoio permanente do Ministério da Defesa Nacional.
Ao usar da palavra, a Ministra da Defesa Nacional reafirmou o compromisso do Governo em continuar a apoiar e valorizar o papel das Forças Armadas de Cabo Verde, que tem sido “fundamental na construção de um futuro mais seguro e mais próspero para todos”. Fez o balanço das reformas introduzidas até ao momento, salientando que o orçamento do Estado para 2026 assegura o suplemento para o Serviço Militar Obrigatório, os meios financeiros para assegurar a operacionalidade dos meios das Forças Armadas e verbas para a manutenção e operacionalidade da aeronave e dos meios da Guarda Costeira. Ressaltou que o novo ano traz consigo desafios, mas também oportunidades. E nos tempos que o mundo vive, de incerteza, “a solidez das nossas instituições militares se revela essencial para garantir a paz, a segurança e a estabilidade”