
No âmbito do Plano de Atividades para 2026, o Comando da Guarnição do Estado-Maior das Forças Armadas (EMFA) realizou, de 17 a 19 de junho, o exercício semestral “MOTA 26”, com o objetivo de testar o Plano de Segurança e Defesa e avaliar o grau de prontidão dos efetivos da Unidade. As atividades foram desenvolvidas em d08:46:5308:46:54uas vertentes estratégicas.
A primeira consistiu num Exercício de Mesa (Table Top), direcionado aos graduados do Comando da Guarnição e de outros Comandos e Serviços que realizam os serviços ordinários no Quartel Jaime Mota, Edifício do EMFA, Quartel Eugénio Lima e Destacamento Fontes Almeida, tendo como foco o alinhamento de procedimentos e a tomada de decisão.
A segunda vertente correspondeu ao Exercício de Terreno, que envolveu todo o efetivo do Comando da Guarnição na execução real das manobras de segurança e defesa das instalações. O exercício terminou com uma marcha administrativa entre o Destacamento Fontes Almeida e o Quartel Jaime Mota. O balanço foi altamente positivo, destacando-se a excelente prontidão e o empenho demonstrado por todos os participantes.
