Tomada de Posse dos Comandantes da Guarda nacional, do Pessoal, da Logística e do Presidente da Fundação Social das Forças Armadas

Realizou-se, no dia 12 de setembro, no Salão de Banquetes do Palácio do Governo, a cerimónia de tomada de posse do Coronel Casimiro Moreno Tavares no cargo de Comandante da Guarda Nacional, do Tenente-Coronel José Lopes de Almeida no cargo de Comandante do Pessoal, do Tenente-Coronel Casimiro Gomes Rocha no cargo de Comandante da logística e do Major João Alípio Dias Monteiro no cargo de Presidente do Conselho de Administração da Fundação Social das Forças Armadas.
A cerimônia foi presidida pela Ministra do Estado e da Defesa Nacional, Dra. Janine Tatiana Santos Lélis e contou com a presença do Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Contra-Almirante António Duarte Monteiro, do Chefe da Casa Militar do Presidente da República, do Diretor Nacional de Defesa, representantes das Forças Armadas, entre outros convidados Militares e Civis.
Em representação dos empossados o Comandante da Guarda Nacional, Coronel Casimiro Moreno Tavares manifestou o profundo agradecimento pela confiança neles depositada, para nessa nova largada prosseguir com o percurso de edificação da nossa instituição castrense, um desafio que enfrentam com muita humildade, mas também com a necessária firmeza, responsabilidade e espírito de missão. Deixou uma palavra de agradecimento aos camaradas cessantes em reconhecimento do exemplar desempenho das suas funções durantes os últimos anos. Realçou que não pouparão para que reine um ambiente saudável no seio das unidades militares, por forma a motivar o efetivo e elevar o moral das tropas, visando a sua melhor dedicação e desempenho no trabalho. Terminou prometendo que irão fazer de tudo para honrar em todo o momento o compromisso solenemente assumido e manterem-se sempre à altura de tão nobres desafios.
A Ministra do Estado e da Defesa Nacional, que conferiu posse aos referidos militares nos cargos de Comandante da Guarda Nacional, do Comando do Pessoal, do Comando da Logística e do Presidente da Fundação Social das Forças Armadas, ao fazer o uso da palavra afirmou que a cerimônia representa mais uma etapa na trajetória de consolidação das Forças Armadas, agora com um foco especial para continuidade das reformas que se quer implementar tendo em vista a modernização e capacitação das forças de defesa e segurança. Disse que é oportuno referenciar positivamente os que terminam agora as funções, reconhecendo a dedicação e entrega, e pelo contributo que ofereceram a Instituição e á nação. Augurou aos recém-empossados muitos sucessos, exortando-os a fazer o máximo e o melhor que podem, no uso das suas experiencias, prontidão e disponibilidade para continuarmos a trabalhar afincadamente para a defesa nacional. Terminou reforçando a confiança nos recém-empossados.