Realizou-se no dia 16 de junho, no Centro de Instrução Militar, em São Vicente, a cerimónia de enceramento do Curso de Formação de Cabos SEN, da 1ª Incorporação Militar de 2023 e do 45º Curso de Fuzileiros. A cerimónia que representa uma ocasião simbólica na vida dos futuros Segundos-Cabos e soldados Fuzileiros Navais, como ainda para a Instituição Castrense Cabo-verdiana, foi presidida pelo Comandante da Guarda Costeira, Capitão-do-Mar Armindo António da Graça.
Foram lidas mensagens de exortação aos Segundos-Cabos recém-promovidos e aos cursantes de Fuzileiros. Tendo o Primeiro-Tenente Fz Salvador Fernandes exortando-os “acima de tudo, a dar tudo o que têm no mais simples que fazem, para que continuem a ter sempre a melhor recompensa, que é, a sensação de dever cumprido”.
Na sua alocução o Comandante da Guarda Costeira realçou que a cerimónia representa “a recompensa pelo esforço despendido durante longos dias e noites, algumas das quais sem dormir, com à imposição de patentes aos que lograram terminar o curso de cabos e da boina azul ferrete aos novos fuzileiros que a acabaram de ganhar”. Disse ainda, que os mesmos devem lembrar que “independentemente do seu posto, forma de prestação de serviço e especialidade, o militar deve contribuir com todas as suas capacidades para o prestígio das Forças Armadas e servir a pátria em todas as circunstâncias e sem reservas”.
Durante a referida cerimónia, 38 soldados foram promovidos ao Posto de Segundo-Cabo e 37 Soldados receberam a boina azul ferrete dos Fuzileiros Navais. Durante o ato, foram realizadas demonstrações de defesa pessoal, um tatoo/kata com arma efetuadas pelos Segundos-Cabos recém-promovidos e pelos Fuzileiros Navais de Cabo Verde.