Realizou-se, hoje, dia 16 de outubro, a cerimónia de Abertura da Formação em Segurança Física e Gestão de Stocks, no auditório do Estado-Maior das Forças Armadas.
A referida formação é realizada pelo Centro Internacional de Estudos de Conflitos de Bonn (BICC), com o apoio da CEDEAO e financiada pelo Ministério Federal dos Negócios Estrangeiros Alemão e enquadra-se no programa de capacitação das agencias de segurança na luta contra a proliferação ilícita de armas ligeiras e de pequeno calibre (SALW) e explosões não planeadas em instalações de armazenamento de munições, proporcionando aos participantes do curso conhecimentos abrangentes e competências praticas em Segurança Física e Gestão de Estoques (PSSM) alinhadas com as melhores práticas internacionais.
A cerimonia foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas de Cabo Verde, Contra-Almirante António Duarte Monteiro, que no seu discurso salientou o objetivo primordial deste curso, em reduzir o risco de explosões não controladas e o desvio de armas, que naturalmente, convergem com os objetivos da CEDEAO.
Segundo o Chefe do Estado-Maior, a gestão inadequada de munições convencionais e de armas ligeiras de pequeno calibre comporta graves perigos para a segurança não só de um país, mas de uma região, senão de um continente, e que, portanto, será, primordial a intensificação da formação e capacitação dos recursos humanos, visando a uniformização dos procedimentos de atuação conjunta entre serviços e entre estados.
Para terminar agradeceu à BICC na pessoa do sr. David Häfner, Concelheiro para o controlo das ALCP no BICC, por apoiar quer financeiramente, quer logisticamente na preparação e materialização desta formação, assim como a CEDEAO, na pessoa do sr. Sr. Kouadio Koffi Marc, Responsável pelo Programa na Comissão da CEDEAO, por terem escolhido Cabo Verde para ser palco desta formação.
O Curso de Segurança Física e Gestão de Stocks decorre de 16 a 20 de outubro do corrente ano, no Auditório do EMFA, das 09h00 às 16h00 e conta com 20 formandos, sendo 10 da Guiné Bissau, 04 dos efetivos da Policia Nacional de Cabo Verde e 06 das Forças Armadas de Cabo Verde.