O NSAR “Ilhéu dos Pássaros” realizou, no dia 23 de novembro, a evacuação médica (MEDEVAC) de uma paciente gravida de gémeos da ilha de Santo Antão para a ilha de São Vicente após a solicitação do Hospital Regional Dr. João Morais.
O Centro Conjunto de Coordenação e Salvamento (JRCC), recebeu no dia 23 de novembro, por volta das 22h19, uma solicitação do Hospital Regional Dr. João Morais para realizar uma evacuação médica (MEDEVAC), para a ilha de São Vicente, de uma paciente grávida de gémeos com a máxima urgência.
O JRCC, imediato, empenhou, a embarcação NSAR “Ilhéu dos Pássaros”, que largou do Porto do Porto Grande do Mindelo, em direção ao Porto Novo às 23h06 minutos, tendo atracado no mesmo Porto às 23h58 minutos e posteriormente largou às 00h17 minutos. A paciente acima mencionada, acompanhada de duas enfermeiras e um familiar, entrou em trabalho de parto durante a travessia do canal e os bebés acabaram por nascer a bordo do navio de busca e salvamento. Esta insólita navegação terminou quando o navio atracou no Porto Grande, São Vicente, às 00h50 minutos.
A paciente e os dois bebés do sexo masculino, foram entregues as autoridades de saúde, da ilha de São Vicente, dentro dos parâmetros e das normas de segurança, sendo os mesmos encaminhados de imediato para o Hospital Baptista de Sousa.
As Forças Armadas de Cabo Verde aproveitam este ensejo para augurar as maiores felicidades à mãe e aos recém-nascidos.