Teve lugar, hoje, dia 25 de setembro, no Comando da Terceira Região Militar a cerimônia de abertura do 1º Campeonato Nacional Militar, organizado pelas Forças Armadas de Cabo Verde, nas modalidades de Boxe, Judo e Atletismo. O evento contou com a presença de autoridades militares e desportivas, incluindo o Comandante do Pessoal, Tenente-Coronel José Almeida, que presidiu a cerimónia em representação do Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas.
Sob o lema “Unidos na prevenção e promoção da saúde mental através do desporto”, o campeonato visa não só promover a prática desportiva, mas também sublinhar a importância da saúde mental entre os militares. A escolha do lema reflete o compromisso das Forças Armadas em enfrentar os desafios da saúde mental que afetam a sociedade cabo-verdiana, em particular a instituição castrense.
Durante o discurso de abertura, o Comandante do Pessoal destacou o facto do Campeonato Nacional Militar ser fruto das boas relações de cooperação com o Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) que também se traduziram nas ações de capacitação continuas de atletas, treinadores e dirigentes desportivos e ainda na aquisição de equipamentos. O evento também servirá como uma oportunidade para selecionar militares que representarão Cabo Verde na 2ª edição dos Jogos Militares Africanos, a ser realizada em novembro, em Abuja, Nigéria.
Além disso, o Comandante enfatizou a importância das parcerias institucionais com o IDJ e o Comité Olímpico Cabo-verdiano, que têm fortalecido o desporto militar como parte integrante da formação e do lazer dos militares. A cerimónia reforçou o compromisso contínuo das Forças Armadas em utilizar o desporto para promover a saúde e o bem-estar dos militares, reiterando o objetivo de continuar investindo no desenvolvimento desportivo.