Foi realizado, no dia, 25 de outubro, nas instalações do Comando da Guarda Costeira em São Vicente, a cerimónia de tomada de posse do novo Comandante da Esquadrilha Naval, presidida pelo Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas (CEMFA), Contra-Almirante António Duarte Monteiro. O evento contou com a presença de convidados militares e civis, que prestigiaram o novo Comandante, Capitão-de-Patrulha Kahbi Yassine Fonseca Pereira Batista, que assumiu a missão de liderar o Comando da Esquadrilha Naval da Guarda Costeira.
Durante a cerimónia, ao fazer o uso da palavra, o CEMFA destacou a importância do mar como um recurso estratégico para Cabo Verde e o papel essencial da Esquadrilha Naval na proteção dos interesses marítimos do país. Ressaltou as qualidades técnicas e pessoais do Capitão-de-Patrulha Kahbi Batista, destacando-o como uma escolha apropriada para enfrentar os desafios de um setor vital para a Guarda Costeira. O CEMFA sublinhou também a importância da motivação, o aprimoramento das condições de trabalho dos efetivos e uma atuação coordenada para a operacionalidade da Esquadrilha. Para finalizar, enalteceu a trajetória do Comandante cessante, Capitão-de-Navio Carina Abade Lopes Batista, que será lembrada por suas melhorias operacionais e administrativas durante a sua gestão.
Em seu discurso de posse, o Capitão-de-Patrulha Kahbi Batista expressou sua gratidão pela confiança depositada e reafirmou seu compromisso com a missão de defender os interesses nacionais e servir a população cabo-verdiana. Entre suas prioridades, enfatizou o fortalecimento da manutenção das embarcações, a colaboração com os Estaleiros Navais de Cabo Verde e demais empresas de reparação naval, locais e nacionais, o desenvolvimento dos treinamentos operacionais focados no combate à criminalidade marítima e à poluição. Também destacou seu desejo de incentivar uma cultura de aprendizado e crescimento contínuo para os militares sob seu comando.